Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 15 de Fevereiro, 6ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 8,6-13.20-22

6 Passados quarenta dias, Noé abriu a janela que fizera na arca, 7 e soltou um corvo, o qual ia e voltava enquanto as águas secavam sobre a terra. 8 Depois soltou uma pombinha para ver se as águas tinham baixado sobre a face da terra. 9 A pombinha, não encontrando onde pousar os pés, voltou para junto dele, na arca, porque ainda havia água por sobre toda a superfície da terra; ele estendeu a mão e, tomando-a, recolheu-a para junto de si na arca. 10 Esperou outros sete dias e de novo soltou a pombinha fora da arca.

11 Ao cair da tarde voltou a pombinha para junto dele, e eis que no bico trazia um ramo verde de oliveira. Reconheceu então Noé que as águas tinham baixado sobre a terra. 12 Todavia esperou ainda outros sete dias e tornou a soltar a pombinha, que não mais voltou para junto dele. 13 No ano 601 da vida de Noé, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, as águas secaram sobre a terra. Noé retirou o teto da arca, olhou e viu: toda a superfície do solo estava seca. 20 Noé erigiu um altar a Javé e, tomando de todos os animais puros e de todas as aves puras, ofereceu um holocausto sobre o altar. 21 Javé aspirou o suave odor e disse em seu coração: “Nunca mais hei de amaldiçoar a terra por causa dos homens, pois os pensamentos que o coração do homem forma são maus desde a juventude; nunca mais hei de castigar os seres vivos como fiz. 22 Enquanto a terra durar, sementeira e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite não mais cessarão”.

Salmo: Sl 115(116B),12-13.14-15.18-19 (R: 17a)

R. Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

12(3) Como agradecerei ao meu Senhor tudo o que fez por mim? 13(4) Por minha salvação elevo o cálice, invocando o seu nome!14(5) Pago minhas promessas ao Senhor diante de todo o povo. 15(6) Quão preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus santos!18(9) Pago minhas promessas ao Senhor diante de todo o povo. 19(10) Nestes átrios da casa do Senhor, em ti, Jerusalém!

Evangelho: Mc 8,22-26

Naquele tempo:22 Chegaram a Betsaida e trouxeram-lhe um cego, suplicando que tocasse nele. 23 Tomando o cego pela mão, ele o conduziu para fora do povoado. Pôs saliva sobre seus olhos, impôs-lhe as mãos e perguntou: “Vês alguma coisa?”. 24 Recobrando a vista, o cego respondeu: “Vejo homens que parecem árvores caminhando”. 25 Em seguida, Jesus impôs novamente as mãos sobre os olhos do cego e este começou a enxergar perfeitamente. E ficou curado, de modo que via tudo distintamente. 26 E o mandou para casa, dizendo-lhe: “Não entres no povoado!”.