PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

5ª-feira, 16 de Fevereiro, 6ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 9,1-13

1 Abençoou Deus a Noé e seus filhos, dizendo: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.2 Que vos temam e diante de vós tremam todos os animais da terra, todas as aves do céu, tudo o que rasteja no chão e todos os peixes do mar; sujeito-os ao vosso poder. 3 Tudo o que tem movimento e vida seja vosso alimento: entrego-vos tudo, assim como vos dei as plantas verdes. 4 Somente não podeis comer a carne com sua alma, que é o seu sangue.

5 Mas eu pedirei conta do sangue de cada um de vós. Hei de vingá-lo nos animais selvagens e no homem; a cada um de seus semelhantes pedirei conta da vida do homem. 6 Quem derramar o sangue de um homem, por outro homem terá seu sangue derramado. Porque à imagem de Deus o homem foi feito. 7 Quanto a vós, sede fecundos, multiplicai- vos, proliferai sobre a terra e dominai sobre ela”. 8 Assim falou Deus a Noé e a seus filhos: 9 “Quanto a mim, eis que estabeleço minha aliança convosco e com vossa descendência depois de vós 10 e com todos os seres vivos que estão convosco: com as aves, com os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, todos os que saíram da arca, todos os animais da terra. 11 Faço minha aliança convosco: nunca mais ser vivo algum será destruído pelas águas do dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para devastar a terra”. 12 Disse ainda Deus: “Eis o sinal da aliança que faço entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, para as gerações futuras: 13 coloco meu arco na nuvem, e ele será o sinal da aliança entre mim e a terra.

Salmo: Sl 101(102),16-18.19-21.29.22-23 (R: 20b)

R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

16 Mas as nações, Senhor, temam teu nome, todos os reis da terra, a tua glória. 18 Quando houver atendido aos degredados, já não mais desprezando as suas súplicas.19 Escreva-se isto para os que hão de vir: pois louvará a Deus um novo povo. 21 para ouvir os lamentos dos cativos, para livrar da morte os condenados.29 Os filhos de teus servos terão casa, verás diante de ti seus descendentes.22 A fim de que em Sião cantem seu nome, sempre em Jerusalém seja louvado, 23 quando todos os povos se juntarem, quando todos os reinos o servirem!

Evangelho: Mc 8,27-33

27 Daí Jesus foi com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos discípulos: “Quem é que eu sou, no dizer da gente?”. 28 Responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda, que és um dos profetas”. 29 Ele então lhes perguntou de novo: “E vós quem dizeis que eu sou?”. Pedro respondeu: “És o Cristo”. 30 Deu então ordem severa para que a ninguém dissessem isto a respeito dele. 31 Ele começou a lhes ensinar que o Filho do homem deveria sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sacerdotes chefes e escribas, ser entregue à morte, mas ressuscitar depois de três dias. 32 E disse isto abertamente. Então Pedro, chamando-o em particular, começou a censurá-lo. 33 Ele, porém, voltou-se e, vendo os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: “Afasta-te de mim, Satanás! Porque teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!”.