FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

6ª-feira, 17 de Fevereiro, 6ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 11,1-9

1 Toda a terra empregava a mesma língua e as mesmas palavras. 2 Ora, ao emigrarem os homens para o Oriente, encontraram uma planície na região de Senaar e aí se fixaram. 3 Disseram então uns aos outros: “Vamos! Façamos tijolos e cozamo-los ao fogo!”. Os tijolos lhes serviam de pedra, e o betume de argamassa. 4 E disseram: “Vamos! Construamos uma cidade com uma torre cujo cimo atinja os céus! Tornemo-nos famosos e não nos dispersemos pela terra toda!”.

5 Desceu Javé a fim de ver a cidade com a torre que os filhos dos homens estavam construindo. 6 E disse Javé: “São um só povo com uma só língua, e tal é o começo de suas façanhas! E agora nada do que intentarem lhes será impossível. 7 Eia, pois! Desçamos e lá, mesmo confundamo -lhes a língua, para que ninguém mais compreenda a fala do outro!”. 8 Assim Javé os dispersou por toda a terra e deixaram de construir a cidade. 9 Eis por que esta se chama Babel, porque foi ali que Javé babelizou a língua de todos os habitantes da terra. E de lá os dispersou Javé pela terra inteira.

Salmo: Sl 32(33),10-11.12-13.14-15 (R: 12b)

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

10 Ele desfaz o plano das nações, os projetos dos povos aniquila. 11 Porém seu plano dura eternamente e, pelas gerações, seus pensamentos.

12 Feliz é a nação que o tem por Deus, o povo que escolheu por sua herança! 13 Pois do alto do céu o Senhor olha e eis que filhos de Adão ele contempla.

14 Ele nos vê a todos de onde mora, os que habitam a terra ele examina, 15 pois forma o coração de cada um, por todos os seus atos se interessa.

Evangelho:

Mc 8,34—9,134 Convocou então o povo com seus discípulos e lhes disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. 35 Com efeito, quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder sua vida por causa de mim e do Evangelho, a salvará. 36 Pois, o que adianta ao homem ganhar o mundo e perder-se a si mesmo? 37 Que poderia dar o homem em troca da própria vida? 38 Porque se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras no meio desta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem também se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”. 9,1 E lhes dizia: “Eu vos declaro esta verdade: alguns daqueles que se encontram aqui não provarão a morte antes de terem visto o Reino de Deus vindo com poder”.