FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Domingo, 19 de Fevereiro, 7ª Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Lv 19,1-2.17-18

1 E Javé falou a Moisés, dizendo: 2 ”Fala a toda a comunidade de Israel: sede santos, porque eu sou santo, eu, Javé, vosso Deus. 17 Não odiareis vosso irmão em vosso coração; mas repreendereis vosso próximo, a fim de que não carregueis um pecado por causa dele. 18 Não vos vingareis e não guardareis rancor contra os filhos de vosso povo. Amareis vosso próximo como a vós mesmos. Eu sou Javé.

Salmo: Sl 102(103),1-2.3-4.8.10.12-13 (R: 1a.8b)

R. Bendize ó minh'alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo!

1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

3 Pois perdoou as tuas culpas todas, de toda enfermidade te curou. 4 Salvou da sepultura a tua vida, cercou-te de carinho e compaixão.

8 O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de clemência.10 Não nos tratou segundo as nossas faltas, nem nos pagou segundo as nossas culpas.

12 Mais longe que o oriente do ocidente, ele afastou de nós nossos pecados. 13 Como o pai que tem pena de seus filhos, apieda-se o Senhor de quem o teme.

Segunda Leitura: 1Cor 3,16-23

Irmãos:16 Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus — que sois vós — é sagrado. 18 Que ninguém se engane! Se algum de vós pensa que é sábio neste mundo, que se faça louco para se tornar sábio. 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: Apanharei os sábios na sua própria esperteza, 20 e ainda: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe que são inúteis. 21 Portanto, que ninguém se glorie nos homens. Porque tudo é vosso, 22 quer seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas, ou o mundo, ou a vida, ou a morte, ou o presente ou o futuro. Tudo é vosso! 23 E vós sois de Cristo e Cristo é Deus!

Evangelho: Mt 5,38-48

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38 Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Mas eu vos digo, que não resistais ao malvado. A quem te bater na face direita, apresenta também a outra. 40 A quem quiser fazer demanda contigo para tomar a tua túnica, deixa levar também o manto. 41 E se alguém te forçar a dar mil passos, anda com ele dois mil. 42 A quem te pede uma coisa, dá. A quem quer de ti um empréstimo, não lhe dês as costas. 43 Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem; 45 deste modo vos mostrareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque faz raiar o sol sobre os bons e os maus, e chover sobre os justos e os injustos. 46 Pois, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Acaso os desprezados cobradores de impostos não fazem também assim? 47 E, se cumprimentardes somente a vossos irmãos, que fareis de especial? Acaso os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito.