PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

2ª-feira, 20 de Fevereiro, 7ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Eclo 1,1-10

1 Toda sabedoria vem do Senhor e está sempre com ele. 2 A areia do mar, as gotas da chuva e os dias do tempo, quem os pode contar? 3 A altura do céu, a extensão da terra, a profundeza do abismo, quem os sondará? 4 Mas antes de todas as coisas foi criada a Sabedoria e da eternidade vem a inteligência prudente. 5 A fonte da sabedoria é a palavra de Deus no mais alto dos céus e seus caminhos são os mandamentos eternos.

6 A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem conhece seus desígnios secretos? 7 A ciência da sabedoria a quem foi manifestada, e a diversidade de seus caminhos quem jamais conheceu? 8 Só há um sábio, muito temível, aquele que tem assento sobre o seu trono. 9 É o próprio Senhor quem a criou, viu e contou, espalhou-a sobre todas as suas obras, 10 em toda a carne, à proporção de seu dom, e a distribuiu aos que o amam.

Salmo: Sl 92(93),1ab.1c-2.5 (R: 1a)

R. Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

1a O Senhor se vestiu de majestade, 1b revestiu-se, cingiu-se de poder; sim, o Senhor reina!1c Firmaste o mundo, e o mundo não se abala;

2 teu trono é firme desde a eternidade, existes desde sempre.

5 Teus testemunhos são dignos de fé, a santidade brilha em tua casa pelos tempos afora.

Evangelho: Mc 9,14-29

Naquele tempo:14 Voltando para junto dos discípulos, ele viu grande multidão que os rodeava e mestres da lei que discutiam com eles. 15 Logo que toda a multidão o viu, ficou surpreendida e acorreu para cumprimentá-lo. 16 Perguntou então a essa gente: “O que estais discutindo com eles?”. 17 Alguém da multidão respondeu: “Mestre, eu te trouxe meu filho, que está possesso de um espírito mudo. 18 Quando o domina, joga-o no chão e o menino espuma, range os dentes e fica todo rijo. Pedi a teus discípulos que o expulsassem, mas não foram capazes”. 19 Ele então retomou a palavra: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando tenho de vos suportar? Trazei-o aqui para mim!”. 20 E o levaram até ele. Logo que viu Jesus, o espírito sacudiu com violência o menino, que caiu por terra, contorcendo-se e espumando. 21 Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo lhe acontece isto?”. Ele respondeu: “Desde a infância. 22 Muitas vezes o espírito o jogou no fogo e na água para fazê-lo morrer. Mas, se podes alguma coisa, ajuda-nos, tendo muita pena de nós!”. 23 Jesus falou-lhe de novo: “Se podes! — tu dizes — Mas tudo é possível para quem tem fé!”. 24 No mesmo instante, o pai do menino exclamou em alta voz: “Eu creio! Ajuda a pobreza de minha fé”. 25 Jesus, vendo a multidão que se ajuntava, repreendeu o espírito impuro, dizendo: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno, sai dele e não entres mais!”. 26 O espírito gritou, sacudiu violentamente o menino e saiu dele. O menino ficou como morto, de modo que muitos diziam: “Morreu!”. 27 Mas Jesus o pegou pela mão, levantou-o e ele ficou de pé. 28 Quando Jesus entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: “Porque nós não pudemos expulsar esse espírito?”. 29 Ele respondeu: “Espírito desse tipo só pode ser expulso pela oração”.