FACILITADORA

TEMA VESTES LITÚRGICAS
DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 21 de Fevereiro, 7ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Eclo 2,1-13 (gr. 1-11)

1 Meu filho, queres servir ao Senhor? Prepara-te para a prova! 2 Torna teu coração reto, sê corajoso e não te abales na desventura. 3 Une-te ao Senhor, não te afastes dele e serás exaltado em teu último dia. 4 Tudo o que acontecer, aceita-o, sê paciente nas vicissitudes da humilhação, 5 pois no fogo se prova o ouro e no cadinho da humilhação os que agradam a Deus.

6 Confia no Senhor que cuidará de ti; segue um caminho reto e espera nele. 7 Vós que temeis o Senhor, confiai em seu amor; não cair, não desvieis no caminho. 8 Vós que temeis o Senhor, esperai nele, não falhará vossa recompensa. 9 Vós que temeis o Senhor, esperai seus favores, a alegria eterna e a misericórdia. 10 Considerai as gerações passadas e vede: quem, confiando no Senhor, foi confundido? Quem, perseverando em seu temor, foi abandonado? Quem o invocou, sem ser ouvido? 11 O Senhor é compassivo e misericordioso: perdoa os pecados e salva na aflição. Ai dos covardes, tíbios e inconstantes! 12 Ai dos corações covardes e das mãos sem energia, e do pecador que anda em dois

caminhos! 13 Ai do coração hesitante por falta de fé, pois não será protegido.

Salmo: Sl 36(37),3-4.18-19.27-28.39-40 (R: 5)

R. Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.3 Confia no Senhor e faze o bem, e viverás tranquilo em tua terra; 4 coloca no Senhor tua alegria, e mais do que desejas te dará.18 Sobre a vida dos justos vela Deus: para sempre será a sua herança. 19 Não se verão frustrados nos maus dias, mas no tempo da fome, saciados.27 Afasta-te do mal e faze o bem, e terás uma casa para sempre. 28 Porque ama o Senhor o que é direito, e jamais desampara os seus amigos. Mas os ímpios serão exterminados, a sua descendência há de extinguir-se.39 Vem do Senhor a salvação dos justos, nos dias de aflição é o seu refúgio.

40 Liberta-os e protege-os contra os ímpios, guarda os que junto a ele se abrigaram.

Evangelho: Mc 9,30-3730

Partindo dali, atravessaram a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disto, porque ensinava aos discípulos: 31 “O Filho do homem será entregue às mãos dos homens e lhe tirarão a vida. Uma vez morto, ressuscitará, depois de três dias!”. 32 Eles não compreendiam esta palavra, mas tinham medo de fazer-lhe perguntas. 33 Chegaram a Cafarnaum e, em casa, Jesus lhes perguntou: “Que é que estáveis discutindo no caminho?”. 34 Mas os discípulos permaneciam calados, porque no caminho tinham discutido sobre quem seria o maior. 35 Então Jesus se sentou, chamou os Doze e lhes disse: “Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servidor de todos”. 36 Depois, pegou uma criança e a colocou no meio deles. Ele a tomou nos seus braços e lhes disse: 37 “Quem acolhe uma destas crianças em meu nome, a mim acolhe. E quem me acolhe, não é só a mim que acolhe, mas também àquele que me enviou”.