FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

6ª-feira, 24 de Fevereiro, 7ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Eclo 6,5-17

5 Uma palavra amável multiplica os amigos, uma língua afável atrai respostas amáveis. 6 Sejam numerosos os que te saúdam, mas por conselheiros toma um entre mil. 7 Se queres um amigo, submete-o à prova e não te apresses em confiar nele. 8 Há amigo no tempo em que lhe convém, e que desaparece no dia da tua aflição. 9 Tal amigo se transforma em inimigo e vai revelar a disputa para confundir-te. 10 Há amigo para sentar-se à tua mesa, mas no dia da aflição não permanece. 11 Em tua prosperidade se faz igual a ti, tratando os teus com toda a liberdade.

12 Mas se perdes os bens, estará contra ti e se ocultará da tua vista. 13 Afasta-te dos teus inimigos e sê cauteloso com teus amigos. 14 O amigo fiel é um refúgio seguro; quem o encontrou achou um tesouro. 15 O amigo fiel não tem preço; não se pode medir seu valor. 16 O amigo fiel é remédio de vida; os que temem ao Senhor o encontrarão. 17 Quem teme o Senhor dirige bem sua amizade, porque, como ele é, tal o amigo que tem.

Salmo: Sl 118(119),12.16.18.27.34.35 (R: 35a)

R. Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento!

12 Senhor, tu és bendito para sempre, ensina-me, Senhor, teus mandamentos.

16 Encontro em tua lei minhas delícias, jamais esquecerei tua palavra.

18 Abre os meus olhos para que eu contemple como é maravilhosa a tua lei.

27 Faze-me compreender os teus caminhos e que eu medite sobre os teus milagres.

34 Dá que eu entenda e guarde a tua lei, de todo coração saiba cumpri-la.

35 Guia-me pela trilha que traçaste, pois nos teus mandamentos eu me alegro.

Evangelho: Mc 10,1-121

Saindo dali, Jesus foi para a região da Judeia, além do Jordão. As multidões se juntaram à sua volta e, segundo o seu costume, ele as instruía de novo. 2 Chegando uns fariseus, perguntaram-lhe em forma de cilada: “É permitido ao marido se divorciar da mulher?”. 3 Mas ele por sua vez lhes perguntou: “Que é que Moisés determinou para vós?”. 4 Eles disseram: “Moisés permitiu lavrar uma certidão de divórcio para repudiar”. 5 Jesus replicou: “Eles vos deu este mandamento por causa da dureza de vosso coração. 6 Mas no início da criação Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, 8 e os dois se tornarão uma só carne. Assim já não são dois, mas uma só carne. 9 Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 10 Em casa, os discípulos lhe perguntaram de novo sobre este ponto. 11 Jesus respondeu-lhes: “Todo aquele que se divorciar da própria mulher e se casar com outra comete adultério em relação a primeira. 12 E se a mulher se divorciar do marido e se casar com outro, ela comete adultério”.