Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 25 de Fevereiro, 7ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Eclo 17,1-13 (gr. 1-15)

1 O Senhor formou o homem da terra e para ela o faz voltar. 2 Concedeu aos homens dias contados, tempo medido e poder sobre tudo o que há na terra. 3 À sua semelhança, os revestiu de força e os fez à sua imagem. 4 A todas as criaturas incutiu o temor do homem, para que dominasse os animais e as aves. 5 Receberam o uso dos cinco poderes do Senhor, como sexto lhes foi dada a participação da inteligência e como sétimo a razão, intérprete de seus poderes. 6 Deu-lhes discernimento, língua, olhos, ouvidos e coração para pensar.

7 Encheu-os de ciência e inteligência, mostrou-lhes o bem e o mal. 8 Pôs o seu olho em seus corações para mostrar-lhes a grandeza de suas obras 9 e proporcionou-lhes celebrar para sempre suas maravilhas. 10 Eles louvarão seu santo Nome, narrando as maravilhas de suas obras. 11 Concedeu-lhes ainda a ciência e entregou-lhes, como quinhão, uma Lei de vida. 12 Firmou com eles Aliança eterna e revelou-lhes os seus mandamentos. 13 Contemplaram seus olhos a grandeza de sua glória, ouviram seus ouvidos a magnificência de sua voz.

Salmo: Sl 102(103),13-14.15-16.17-18a (R: 17)

R. O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre!

13 Como o pai que tem pena de seus filhos, apieda-se o Senhor de quem o teme. 14 Pois sabe de que barro fomos feitos, lembra-se bem do pó de onde viemos.

15 São semelhantes ao feno os dias do homem, é como a flor do campo que floresce. 16 Logo que sopra o vento ela se esvai, já nem sabemos onde se encontrava.

17 Mas o amor do Senhor por quem o teme, este é eterno e dura eternamente: a justiça divina se desdobra e chega até os filhos de seus filhos. 18a E aos que sabem guardar sua aliança.

Evangelho: Mc 10,13-16

Naquele tempo: 13 Algumas pessoas traziam-lhe crianças para que Jesus as acariciasse. Mas os discípulos ralhavam com elas. 14 Vendo isto, Jesus se indignou e lhes disse: “Deixai vir a mim as crianças,e não as impeçais, porque o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. 15 Eu vos declaro esta verdade: quem não acolher o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16 E ele as abraçava e abençoava, e lhes impunha as mãos.