Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 26 de Fevereiro, 8ª Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Is 49,14-15

14 Dizia Sião: “Javé abandonou-me, o Senhor se esqueceu de mim”. 15 “Uma mulher olvida a criança de peito? Não estimará o filho de suas entranhas?Embora alguma se esquecesse, eu jamais te esqueceria!

Salmo: Sl 61(62),2-3.6-7.8-9ab (R: 2a.3a)

R. Só em Deus a minha alma tem repouso, só ele é meu rochedo e salvação.

2 Só em Deus acho repouso, dele só me vem auxílio! 3 Deus é a rocha que me salva, minha força: não vacilo!6 Só em Deus acho repouso, dele vem minha esperança. 7 Deus é a rocha que me salva, minha força: não vacilo.8 Minha glória está em Deus: protetor, refúgio e rocha. 9 Vós, ó povo, esperai nele; sempre e sempre confiai.

Segunda Leitura: 1Cor 4,1-5Irmãos:

1 Portanto, que sejamos considerados como servidores do Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2 E o que se exige dos administradores é que cada um seja fiel. 3 Mas, quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por tribunal humano. Nem a mim mesmo me julgo. 4 A minha consciência não me acusa de nada, mas nem por isso estou absolvido, pois quem me julga é o Senhor. 5 Por isso não julgueis antes do tempo, mas esperai até que venha o Senhor. Ele iluminará os segredos das trevas e manifestará os pensamentos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o elogio merecido.

Evangelho: Mt 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 Ninguém pode servir a dois patrões, porque odiará a um e amará ao outro, ou se afeiçoará ao primeiro e desprezará o segundo. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.  25 Por isso vos digo: não estejais preocupados, em relação à vossa vida, com o que haveis de comer [e beber], nem em relação ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não vale a vida mais que o alimento, e o corpo mais que a roupa? 26 Olhai as aves que voam no céu: não semeiam o grão, nem colhem, nem acumulam a colheita nos celeiros; pois o vosso Pai celeste lhes dá de comer. Acaso não valeis muito mais do que elas? 27 Quem dentre vós, à força de preocupações, pode prolongar um pouco mais a sua própria vida? 28 E quanto à roupa, por que vos preocupais? Observai como crescem as flores dos campos. Não se cansam em fiar para sua roupagem. 29 Mas eu vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como uma delas. 30 Se, então, Deus assim reveste a planta que hoje está no campo, mas amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens pobres de fé? 31 Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que havemos de comer? Que havemos de beber? Com que havemos de nos vestir? 32 São os pagãos que se preocupam com todas estas coisas. Ora, vosso Pai celeste bem sabe que precisará de tudo isto. 33 Portanto, acima de tudo tende todo o interesse pelo Reino e pela justiça de Deus, e todas estas coisas vos serão dadas a mais. 34 Não vos preocupeis, então, com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã trará consigo suas próprias preocupações. A cada dia bastam as suas penas.