Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 01 de Março, Quarta-feira de Cinzas da Quaresma

Primeira Leitura: Jl 2,12-18

12 Mas ainda neste momento — oráculo de Javé — voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e lamentos de penitência. 13 Rasgai os vossos corações, e não as vossas vestes! Voltai para Javé, vosso Deus, porque ele é clemente e misericordioso, paciente e rico de graças. E ele se compadece das desgraças. 14 Quem sabe se ele não voltará a ter de novo compaixão, deixando em sua passagem uma bênção que se transformará em oferenda sagrada e em sacrifício de libação para Javé, vosso Deus? 15 Tocai a trombeta em Sião!

Determinai um jejum sagrado, decretai uma solenidade, reuni o povo, 16 convocai a comunidade, congregai os anciãos, ajuntai as crianças, até os pequeninos que ainda mamam! Que o jovem esposo saia do seu quarto e a esposa, de sua câmara nupcial! 17 Que entre o vestíbulo e o altar chorem os sacerdotes, ministros de Javé! Que eles digam: “Poupa, Javé, o teu povo! E não entregues a tua herança ao opróbrio, à zombaria das nações! Porque se haveria de dizer entre os povos: Onde está o Deus deles?”. A reação de Javé 18 Ora, Javé se deixou tomar por um veemente amor para com a sua terra, e poupou o seu povo.

Salmo: Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R: cf. 3a)

R. Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

3 Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! 4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

5 Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente. 6a Foi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

14 Alegre-me de novo o teu auxílio, inspira-me uma pronta obediência.

17 Eu te peço, Senhor, abre os meus lábios; proclame a minha boca o teu louvor!

Segunda Leitura:2Cor 5,20–6,2

Irmãos: 20 Portanto temos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, como se Deus mesmo vos exortasse por meio de nós. E nós vos suplicamos, em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar. 21 Aquele que estava isento do pecado, Deus o fez sacrifício pelo pecado por nós, para que por meio dele nos tornássemos justiça de Deus. 6, 1 Como nós colaboramos com ele, exortamo-vos a que não recebais em vão a graça de Deus. 2 Pois ele disse: Na ocasião favorável, eu te ouvi. No dia da salvação, eu venho em teu socorro. Eis a ocasião de todo em todo favorável; eis agora o dia da salvação.

Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

1 Evitai praticar vossas boas obras diante dos homens para serdes notados por eles, porque assim não tereis recompensa da parte de vosso Pai que está nos céus. 2 Quando, portanto, deres esmolas, não faças tocar a trombeta diante de ti, como procedem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, com o fim de serem aplaudidos pelos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 3 Mas, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, 4 para que a tua esmola fique oculta. O Pai, que vê a ação oculta, te recompensará. 5 E quando rezardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar com ostentação nas sinagogas e nas encruzilhadas, para aparecerem diante dos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 6 Mas, quando rezares, entra em teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai que está presente até em lugar oculto. E teu Pai, que vê o que fazes ocultamente, te dará a recompensa. 16 Quando fizerdes jejum; não mostreis um semblante abatido, como é costume dos hipócritas. Eles fazem isto para dar a entender que estão de jejum. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 17 Mas quando jejuares, perfuma tua cabeça e lava teu rosto, 18 para não dares a entender aos homens que estás jejuando, e sim a teu Pai que está presente, até em lugar oculto; e o teu Pai, que enxerga até em lugar oculto, te dará a recompensa.