PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

Domingo, 05 de Março, 1º Domingo da Quaresma

Primeira Leitura: Gn 2,7-9;3,1-7

7 Javé Deus plasmou o homem, pó da terra, insuflou em suas narinas um sopro de vida, e o homem se tornou um ser vivo. O Homem foi criado para Deus. 8 Javé Deus tinha plantado o jardim do paraíso no Éden de delícias desde o princípio, e colocou nele o homem que Ele tinha plasmado. 9 Javé Deus tinha feito brotar do solo toda espécie de árvores atraentes à vista e saborosas ao paladar e a Árvore da Vida no meio do jardim do paraíso, e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. 3,1 A Serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que Javé Deus fizera. Disse ela à mulher: “Então foi isto mesmo que Deus mandou: Não podeis comer de nenhuma árvore do jardim do paraíso?”.

2 Respondeu a mulher à Serpente: “Podemos comer dos frutos das árvores do jardim do paraíso; 3 somente do fruto da árvore, que está no meio do jardim do paraíso, Deus disse: ‘Não podeis dele comer, nem tocá-lo, senão morrereis’”. 4 A Serpente disse à mulher: “Nada disso! Vós não morrereis! 5 Mas Deus sabe que no dia em que dele comerdes, abrir-se-vos-ão os olhos e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. 6 A mulher viu que a árvore era apetitosa para se comer, de aspecto atraente e desejável para adquirir a inteligência. Tomou então do fruto e comeu. Deu também ao marido, que com ela estava, e este comeu. 7 Abriram-se então os olhos de ambos e reconheceram que estavam nus; coseram folhas de figueira e fizeram tangas para si.

Salmo: Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R: cf. 3a)

R. Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.

3 Deus, tem pena de mim no teu amor,teu grande amor apague o meu pecado! 4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

5 Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente. 6a Foi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

14 Alegre-me de novo o teu auxílio, inspira-me uma pronta obediência.

17 Eu te peço, Senhor, abre os meus lábios; proclame a minha boca o teu louvor!

Segunda Leitura: Rm 5,12.17-19

Irmãos:12 Portanto, assim como por um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram… 17 Com efeito, se pela culpa de um só e por meio de única culpa a morte começou a dominar, com maior razão, por um só Jesus Cristo reinarão na vida os que recebem em profusão a graça e o dom da justiça. 18 Portanto, como pela culpa de um só (chegou-se) à condenação de todos os homens, assim também (chegou-se) à justificação da vida para todos os homens pelo ato de justiça de um só. 19 Assim, como pela desobediência de um só homem a multidão dos homens se tornou pecadora, também pela obediência de um só a multidão dos homens se tornará justa.

Evangelho: Mt 4,1-11

1 Então Jesus foi conduzido pelo Espírito à parte alta do deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 Jejuou quarenta dias e quarenta noites, e depois sentiu fome. 3 Aproximou-se o tentador e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães”. 4 Ele respondeu: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. 5 Então o diabo o levou à Cidade Santa, e o colocou sobre a parte mais alta do Templo, 6 dizendo-lhe: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, pois está escrito: A seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra”. 7 Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: Não porás à prova o Senhor, teu Deus”. 8 O diabo o levou ainda a um monte muito elevado, mostrou-lhe todos os reinos do mundo com seu esplendor 9 e lhe disse: “Todas estas coisas te darei se, prostrado, me adorares”. 10 Respondeu-lhe Jesus: “Retira-te, Satanás! Porque está escrito: Adorarás ao Senhor, teu Deus, e só a ele prestarás culto”. 11 Por fim, o diabo o deixou, e eis que alguns anjos se aproximaram para servi-lo.