PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

2ª-feira, 06 de Março, 1ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Lv 19,1-2.11-18

Prescrições religiosas morais. 1 E Javé falou a Moisés, dizendo: 2”Fala a toda a comunidade de Israel: sede santos, porque eu sou santo, eu, Javé, vosso Deus. 11 Não roubareis, não mentireis e não vos enganareis uns aos outros. 12 Não jurareis pelo meu Nome, mentindo: isto seria profanar o nome de vosso Deus. Eu sou Javé. 13 Não oprimireis vosso próximo e não o despojareis. O salário do mercenário não ficará convosco até o dia seguinte. 14 Não proferireis maldição contra um surdo e não poreis diante de um cego algo que possa fazê-lo cair; respeitareis vosso Deus.

Eu sou Javé. 15 Não cometereis injustiça nos julgamentos: não tomarás o partido do pobre que não tiver razão e não serás complacente para com o poderoso; mas julgarás teu compatriota com justiça. 16 Não semearás a difamação no meio de teu povo. Não te apresentarás como testemunha contra o sangue de teu próximo. Eu sou Javé. 17 Não odiareis vosso irmão em vosso coração; mas repreendereis vosso próximo, a fim de que não carregueis um pecado por causa dele. 18 Não vos vingareis e não guardareis rancor contra os filhos de vosso povo. Amareis vosso próximo como a vós mesmos. Eu sou Javé.

Salmo: Sl 18(19),8.9.10.15 (R: Jo 6,63c)

R. Ó Senhor,vossas palavras são espírito e vida!

8 Sim, a lei do Senhor é sem defeito, ela conforta a alma. Seguro é o testemunho do Senhor, torna sábios os simples.

9 As normas do Senhor são todas justas, ao coração alegram. É reto o mandamento do Senhor, clareia os nossos olhos.

10 O temor do Senhor é o que há de puro, para sempre nos firma. São os seus julgamentos verdadeiros, todos eles justiça.

15 Agradem-te as palavras dos meus lábios, voz do meu coração. Cheguem sempre, Senhor, diante de ti, Redentor e Rochedo!

Evangelho: Mt 25,31-46

31 Quando o Filho do homem vier gloriosamente, acompanhado por todos os seus anjos, sentará no seu trono glorioso. 32 Diante dele estarão reunidas todas as nações, e ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à esquerda. 34 Então, o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. 35 Porque tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era um estrangeiro e me acolhestes. 36 Estava nu e me vestistes, doente e me visitastes, na prisão e me viestes ver’. 37 E lhe responderão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38 Estrangeiro e te recolhemos? Nu e te vestimos? 39 Doente ou na prisão e fomos te visitar?’ 40 O rei responderá: ‘Eu vos declaro esta verdade: cada vez que fizestes isso a um dos menores desses meus irmãos, a mim o fizestes’. 41 Em seguida, ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos! 42 Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber. 43 Era um estrangeiro e não me acolhestes. Estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não viestes me visitar’. 44 Eles também perguntarão: ‘Senhor, quando é que te vimos com fome ou com sede, ou estrangeiro ou nu, ou doente ou na prisão, e não te prestamos assistência?’ 45 Ele responderá: ‘Eu vos declaro esta verdade: o que não fizestes a um desses pequeninos, não o fizestes a mim’. 46 Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna”.