FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

FACILITADOR (A)
Aldair Dantas

TEMA Decretos: Optatam Totius, Apostolicam Actuositatem e Inter Merifica.
(Ações do Apostolado)

4ª-feira, 08 de Março, 1ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Jn 3,1-10

1 A palavra de Javé foi dirigida pela segunda vez a Jonas: 2 “Levanta-te, disse ele, vai a Nínive, a grande cidade, e transmite a ela a proclamação que eu vou te dizer”. 3 Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra de Javé. Ora, Nínive era uma cidade divinamente grande: eram necessários três dias para atravessá-la. 4 Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro. A pregação dele era esta:“Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída!”. 5 Os ninivitas creram em Deus. Eles proclamaram um jejum e se revestiram de sacos, desde as pessoas maiores até as mais pequeninas.

6 A notícia chegou até o rei de Nínive; ele se levantou de seu trono, tirou o manto, cobriu-se de saco, e sentou-se na cinza. 7 Em seguida se fez apregoar solenemente em Nínive, por decreto do rei e de seus ministros, esta proclamação: “Homens e animais, gado bovino e outros rebanhos, não tocarão em nenhum alimento, não pastarão, nem beberão água. 8 Homens e animais se cobrirão de saco, clamarão a Deus com toda a força, e se converterão cada um de seu mau procedimento e da violência de suas mãos. 9 Quem sabe se Deus não se disporá a reconsiderar e a compadecer-se, afastando-se do furor de sua cólera, para que não pereçamos?”. 10 Deus viu o que eles estavam fazendo para se afastar de seus maus caminhos. E Deus se arrependeu do mal com que os tinha ameaçado, e não o realizou.

Salmo: Sl 50(51),3-4.12-13.18-19 (R: 19b)

R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

3 Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! 4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

18 Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19 Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!

Evangelho: Lc 11,29-32

Naquele tempo: 29 A multidão estava aumentando e Jesus continuou: “Esta raça é uma raça perversa; pede um sinal e não lhe será dado outro a não ser o de Jonas. 30 Porque assim como Jonas serviu de sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem servirá também de sinal para esta raça. 31 A rainha do Sul se levantará no dia do Juízo com os homens desta geração, e então os condenará; porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior que Salomão! 32 Os homens de Nínive se levantarão no dia do Juízo com esta geração, e a condenarão também; porque se converteram com a pregação de Jonas, e aqui está quem é maior que Jonas! Duas sentenças sobre a luz.