FACILITADORA

TEMA VESTES LITÚRGICAS
DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

6ª-feira, 10 de Março, 1ª Semana da Quaresma

Assim fala o Senhor: 21 Se o pecador se converter de todos os pecados que cometeu, passando a observar todas as minhas prescrições e agindo segundo o direito e a justiça, ele conservará a vida e não morrerá.22 Não mais serão lembrados contra ele quaisquer pecados que tenha cometido; em vista da justiça que ele praticou, ele há de viver. 23 Diz o Senhor Javé: Porventura tenho prazer na morte do ímpio? Não está meu prazer em vê-lo mudar de procedimento? 24 Doutro lado, se um justo se desviar do caminho da justiça e praticar a injustiça, tornando-se igual ao ímpio em suas práticas abomináveis, não mais será lembrada a justiça que praticou: por causa da infidelidade que praticou e o pecado que cometeu, deverá morrer.

25 Direis, talvez, que o caminho do Senhor não é reto. Pois escutai, gente da casa de Israel! É meu caminho que não é reto ou vossos caminhos que não são retos? 26 Se o justo voltar as costas à justiça, cometer a impiedade e morrer, será por causa de sua impiedade que morrerá. 27 Se o ímpio voltar as costas à impiedade que praticar e agir segundo o direito e a justiça, ele salvará a sua vida. 28 Já que se converteu de todas as iniquidades por ele praticadas, por isso ele salvará a sua vida, não morrerá.

Salmo: Sl 129(130),1-2.3-4.5-6.7-8 (R: 3)

1 Das profundezas clamo a ti Senhor: 2 escuta o meu apelo. Senhor, tornem-se atentos teus ouvidos à voz da minha súplica!

3 Se lembrares, Senhor, nossos pecados, quem o suportará? 4 Mas junto a ti encontra-se o perdão,

para que te sirvamos.

5 Espero em ti, Senhor, e minha alma tua palavra espera. 6 Mais confiante que os guardas pela aurora, ela espera o Senhor!

7 Que Israel, mais que os guardas pela aurora, pelo Senhor espere! Pois junto do Senhor se encontra a graça, copiosa redenção. 8 E ele próprio Israel resgatará de todos os pecados.

Evangelho: Mt 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20 Porque eu vos digo: se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus. 21 Ouvistes o que foi dito aos antepassados: Não matarás! pois quem matar será responsável em juízo. 22 Mas eu vos digo: Quem tiver raiva do seu irmão será responsável em juízo; quem o chamar de ‘imbecil’ será responsável diante do tribunal superior; e quem o chamar de ‘excomungado’ merecerá o castigo do fogo da geena. 23 Se estiveres para apresentar a tua oferta ao pé do altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem qualquer coisa contra ti, 24 1arga tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Então voltarás, para apresentar a tua oferta. 25 Faze depressa as pazes com teu adversário enquanto estás a caminho com ele, para que o adversário não te entregue ao juiz e o juiz à policia, e então serás lançado à cadeia. 26 Eu vos declaro esta verdade: de lá não sairás enquanto não pagares o último centavo.