FORMAÇÃO BÍBLICA

DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

5ª-feira, 09 de Março, 1ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Est 4,17n.r.aa-bb.gg-hh

Naqueles dias disse a rainha Ester:

17n Agora, eis que pecamos em tua presença, e nos entregas às mãos dos inimigos por termos honrado os seus deuses. Tu és justo, Senhor! 17r Lembra-te de nós, Senhor; dá-te a conhecer neste tempo de nossa aflição, e concede-me coragem, Rei dos deuses e Dominador de todas as potências!17aa Senhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros. 17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17gg Vem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar".

Salmo: Sl 137(138),1-2a.2bc-3.7c-8 (R: 3a)

R. Naquele dia em que gritei,  vós me escutastes, ó Senhor!

1 Senhor, de coração eu te agradeço, atendeste às palavras do meu lábio, quero cantar-te em face dos teus anjos.

2a Ante o teu templo santo eu me prosterno: 2bc és clemente e fiel, louvo o teu nome, tua promessa e nome engrandeceste. 3 Tu me atendeste quando eu te invoquei, aumentaste o vigor da minha alma.

7c dás-me a mão, e salva-me, Senhor, a tua destra. 8 Leva a termo o trabalho começado! Senhor, tua bondade é para sempre, obra de tuas mãos, não me abandones.

Evangelho: Mt 7,7-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:7 Pedi e vos será dado, procurai e achareis, batei na porta e ela se abrirá para vós. 8 Porque todo aquele que pede, recebe. O que procura, acha. A quem bate, se abrirá a porta. 9 Quem de vós dará uma pedra ao filho que pede pão? 10 Ou uma serpente ao que pede um peixe? 11 Se vós, então, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará boas coisas aos que lhe pedirem! A regra de ouro. 12 Portanto, tudo o que quereis que os outros vos façam, fazei o mesmo também vós a eles: nisso está a  Lei e os Profetas.