Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

3ª-feira, 14 de Março, 2ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Is 1,10.16-20

10 Ouvi a palavra de Javé, príncipes de Sodoma! Ouvi a ordem de nosso Deus, povo de Gomorra! 11 “Que me importam vossas muitas vítimas?”, diz Javé. “Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura dos vitelos. Repugna-me o sangue dos touros e bodes. 12 Quando vindes ofertar diante de mim, quem vos convidou a pisar nos meus átrios? 13 Cessai de trazer-me oferendas inúteis: o incenso é para mim uma abominação.

Novilúnios, sábados, assembleias, festa e solenidade, já não suporto nada. 14 Vossas luas novas e peregrinações, abomino com toda a alma. Para mim são um peso, cansado estou de suportá-las! 15 Quando estendeis as mãos, desvio o olhar. Multiplicais as orações, não as escuto. Vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos. Afastai vossa maldade de minha vista, cessai de fazer o mal.

Salmo: Sl 49(50),8-9.16bc-17.21.23 (R: 23b)

R. A todos que procedem retamente,  eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8 Não por teus sacrifícios eu te acuso: tenho sempre a meus pés teus holocaustos. 9 Não tomarei os bois da tua casa, nem desejo as ovelhas do teu pasto.

16bc  “Como ousas recitar os meus preceitos, trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.

21 Eis tudo o que fizeste, e eu calaria? Pensas que eu seja acaso como tu? Disso te acuso, e o lanço no teu rosto.23 Quem oferece ação de graças, honra-me; darei a salvação ao homem reto”.

Evangelho: Mt 23,1-12

1 Então, Jesus declarou ao povo e a seus discípulos: 2 “Os mestres da lei e os fariseus ocupam a cátedra de Moisés. 3 Fazei e observai, então, tudo o que vos disserem, mas não vos guieis pelo seu modo de agir, porque ensinam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam nas costas dos outros, mas eles próprios não os querem mover nem com a ponta do dedo. 5 Praticam todos os seus atos para atraírem a atenção dos outros. 6 Alargam assim os seus filatérios, e alongam as franjas dos seus mantos. Apreciam os primeiros lugares nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas. 7 Gostam de receber saudações nas praças e de ser chamados de ‘Rabi’ pelos homens. 8 Quanto a vós, não queirais ser chamados de Rabi, porque não tendes senão um só Mestre é sois todos irmãos. 9 A ninguém deis o nome de Pai aqui na terra, porque não tendes senão um Pai: o que está nos céus. 10 Nem vos intituleis mestres, porque não tendes senão um Mestre: o Cristo. 11 O maior dentre vós se faça vosso servidor. 12 Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.