FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 21 de Março, 3ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Dn 3,25.34-43

25 Azarias, de pé, rezou assim: 34 Não nos abandones para sempre, por amor de teu Nome; não nos negues tua aliança, 35 nem nos retires tua misericórdia por amor de Abraão, teu amigo, de Isaac, teu servo, e de Israel, teu santo, 36 aos quais prometeste numerosos filhos, como as estrelas do céu e como a areia à beira do mar. 37 Senhor, somos poucos, menos que as nações; eis-nos hoje humilhados em toda a terra, por causa dos nossos pecados.

38 Agora não há mais chefe, profeta, nem príncipe, holocausto, sacrifício, oblação nem incenso, nem lugar para oferecer primícias e achar tua misericórdia. 39 Com alma contrita e espírito humilhado achemos acolhida. Como holocaustos de cordeiros gordos, 40 seja hoje nosso sacrifício diante de ti para que te seja agradável, pois não se confundirão os que em ti confiam.41 Agora vos seguimos de coração, tememos e buscamos tua Face. 42 Não nos confundas! Trata-nos segundo tua mansidão e a grandeza de tua misericórdia. 43 Livra nos conforme teu grande poder e glorifica, Senhor, o teu Nome.

Salmo: Sl 24, 4bc-5ab. 6-7. 8-9 (R. 6a)

R. Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

4 Revela-me, Senhor, os teus caminhos; faze-me conhecer tuas veredas! 5 Pela tua verdade me orientes, pois és o Deus da minha salvação.

6 recorda-te de mim no teu amor! Não te esqueças, Senhor, do teu amor, nem da tua bondade: são eternos. 7 Não lembres minhas faltas quando moço; nem, em tua bondade, os meus pecados.

8 O senhor é bondade e retidão, ele ensina o caminho aos pecadores. 9 Guia pela justiça os pequeninos, ensina ao povo humilde a sua estrada.

Evangelho:  Mt 18,21-35

Naquele tempo:21 Pedro, então, chegou perto de Jesus e lhe perguntou: “Senhor, quantas vezes terei de perdoar a meu irmão, se pecar contra mim? Até sete vezes?”. 22 Jesus lhe respon-deu: “Eu não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 A propósito, o reino dos céus é semelhante a um rei que quis acertar as contas com seus servidores. 24 Para começar, apresentaram- lhe um que devia dez mil moedas de grande valor. 25 Como não tinha com que pagar, ordenou ao senhor que o vendesse com sua mulher, seus filhos e todos os bens que possuía, para que desse modo saldasse a dívida. 26 Então, o servidor se atirou aos pés dele, suplicando: ‘Concede- me um prazo e eu te pagarei toda a dívida’. 27 Compadecido, o senhor deixou o servidor em liberdade e perdoou-lhe a dívida. 28 Ora, apenas saído, aquele servidor encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem pobres moedas. Agarrando-o pelo pescoço, sufocava-o, dizendo: ‘Paga o que deves!’ 29 Mas o companheiro, caindo a seus pés, suplicava-lhe, dizendo: ‘Concede-me um prazo e eu te pagarei tudo!’ 30 Mas ele não quis concordar; pelo contrário, foi-se embora e mandou jogá-lo na cadeia até pagar a dívida. 31 Vendo o que se passava, seus companheiros ficaram profundamente entristecidos e foram levar ao senhor a notícia desse caso. 32 Então, o senhor o chamou e disse-lhe: ‘Servidor cruel! Eu te perdoei toda a dívida, porque me suplicaste isso. 33 Não devias tu também ter pena do teu companheiro, como eu tive de ti?’. 34 E, encolerizado, o senhor o entregou aos carrascos, até que pagasse toda a dívida. 35 Do mesmo modo também procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão de todo o coração”.