FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

DATA/HORA 28 de agosto às 19h30

4ª-feira, 22 de Março, 3ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Dt 4,1.5-9

Moisés falou ao povo, dizendo: 1 E agora, Israel, ouve as leis e determinações que vos ensino, para as praticardes, a fim de que possais viver, entrar no país que Javé vos dá e tomardes posse dele. 5 Eis que vos ensinei leis e mandamentos, como Javé, meu Deus, me ordenou, para os praticardes no país onde haveis de entrar para dele tomardes posse. 6 Observá-los-eis; porque tal será a vossa sabedoria e a vossa inteligência aos olhos dos povos que vão ouvir falar de todas estas leis.

Eles dirão: ‘Por certo, esta grande nação é um povo sábio e inteligente’. 7 Qual é, na verdade, a grande nação que tenha deuses tão perto dela, como Javé, nosso Deus, todas as vezes que clamamos por ele? 8 E qual a grande nação que tem leis e mandamentos justos, como toda esta lei que hoje vos exponho? 9 Somente toma cuidado contigo mesmo e cuida bem de tua vida para não esqueceres o que os teus olhos viram, nem o deixares apartar de teu coração, um só dia da tua vida; mas dá-lo a conhecer aos teus filhos e aos filhos dos teus filhos.

Salmo: Sl 147(147B),12-13.15-16.19-20 (R: 12a)

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!

12 (1) Glorifica ao Senhor, Jerusalém, Sião, canta louvores ao teu Deus. 13 (2) Firmou de tuas portas os ferrolhos, abençoou teus filhos no teu seio.15 (4) Ele transmite à terra as suas ordens, logo corre veloz sua palavra. 16 (5) Deixa cair a neve como lã, espalha como cinzas a geada.19 (8) Revelou a Jacó sua palavra, suas leis e preceitos a Israel. 20 (9) Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum revelou os seus preceitos!

Evangelho: Mt 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogar, mas levá-los à perfeição. 18 Porque eu vos declaro esta verdade: enquanto durar o céu e a terra, nem a menor letra nem o menor traço será tirado da Lei, até que todas as coisas tenham acontecido. 19 Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os homens a fazer o mesmo, será tido como o menor no Reino dos céus, mas aquele que o cumprir e ensinar, este será tido como grande no Reino dos céus.