FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

5ª-feira, 23 de Março, 3ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Jr 7,23-28

Assim fala o Senhor: 23 Eis a ordem que lhes dei: “Escutai minha voz e serei vosso Deus e vós sereis meu povo! Trilhai todos os caminhos que eu vou traçar, para vossa felicidade!”. 24 Mas não me escutaram nem me deram ouvidos! Andaram ao modo deles. Seguindo a contumácia do seu mau coração, voltaram-me as costas, não a face. 25 Desde que vossos pais saíram do Egito até hoje, enviei-vos meus servos, os profetas, cada dia, sem cessar.

26 Mas não me escutaram nem deram ouvidos! Endureceram a cerviz, procedendo pior que seus pais. 27 Tu lhes dirás todas estas palavras, e eles não te escutarão; tu os chamarás e eles não te responderão. 28 Dir-lhes-ás, pois: “Eis a nação que não ouviu a voz de Javé, seu Deus, nem aceitou a correção. Não existe fidelidade: ela se afastou de sua boca”.

Salmo: Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R: 8)

R. Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

1 Vinde, e alegres cantemos ao Senhor, aclamemos a Rocha que nos salva! 2 Corramos junto a ele, dando graças; com cânticos e hinos o aclamemos!

6 Entremos e prostrados o adoremos; de joelhos ante o Deus que nos criou! 7 É ele o nosso Deus, nós o seu povo, rebanho que conduz com sua mão!

8 Que bom se hoje escutásseis sua voz: “Não sejais duros como no deserto, e no dia da prova e desafio, 9 quando por vossos pais fui provocado, embora houvessem visto os meus prodígios!

Evangelho: Lc 11,14-23

14 Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Logo que o demônio saiu, o mudo começou a falar e o povo ficou admirado. 15 Mas alguns disseram: “É em nome de Beelzebul, príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios!”. 16 Outros, para especular qual era o seu poder, pediam um milagre que viesse do céu. 17 Mas Jesus, como conhecia os pensamentos deles, disse: “Todo reino dividido dentro de si mesmo ficará arruinado, caindo casa sobre casa. 18 Se Satanás em si mesmo está dividido, como é que o seu reino se manterá? Por que vós dizeis que é em nome de Beelzebul que expulso os demônios? 19 Se na verdade eu expulso os demônios em nome de Beelzebul, em nome de quem é que vossos filhos os expulsam? Por isso mesmo, eles é que serão vossos juízes. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão seguros. 22 Mas se outro mais forte aparece e o vence, tira-lhe todas as armas em que confiava e distribui os seus despojos. 23 Quem não está comigo está contra mim; e quem não recolhe comigo dispersa.