FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

6ª-feira, 24 de Março, 3ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Os 14,2-10

Assim fala o Senhor Deus:2 Volta, Israel, a Javé, teu Deus, porque foi no teu crime que tu tropeçaste. 3 Muni-vos de palavras, e voltai a Javé. Dizei a ele: “Afasta tudo o que é criminoso, e aceita o que for bom! E nós ofereceremos em sacrifício o fruto dos nossos lábios. 4 Assur não nos salvará, não montaremos mais em cavalos, e nem diremos mais que a obra de nossas mãos é o nosso Deus, pois é junto de ti que o órfão obtém misericórdia”. 5 Eu os curarei de sua infidelidade, e os amarei cordialmente, pois minha cólera se afastou deles.

6 Eu serei como o orvalho para Israel, e ele florescerá como o lírio. O seu enraizamento será como o Líbano: 7 seus rebentos se estenderão, ele será esplendoroso como a oliveira e perfumoso como o Líbano. 8 Eles virão de novo sentar-se à minha sombra, farão reviver os campos de trigo, e cultivarão vinhas florescentes que serão famosas como o vinho do Líbano. 9 Que tem a ver ainda Efraim com os ídolos? Sou eu que lhe dou atendimento e velo por ele; Eu é que sou como um cipreste verdejante, e é de mim que vem o teu fruto.10 Quem é sábio, para compreender estas coisas? Quem é inteligente, para tomar conhecimento delas? Como os caminhos de Javé são retos, os justos caminharão neles, mas os perversos aí hão de tropeçar.

Salmo: Sl 80(81),6c-8a.8bc-9.10-11ab.14.17 (R: cf. 11.9a)

R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

6c Eis que ouço uma voz que não conheço: 8a Clamaste na aflição, e eu te salvei:

8bc eu te falei da nuvem trovejante, provei-te junto às águas de Meriba. 9 Ouve, meu povo, eu quero

prevenir-te; ah, Israel, se ouvisses minha voz!

10 Não haja em tua casa um deus estranho, nem adores um deus de outra nação! 11ab Sou eu que sou teu Deus e teu Senhor, o que te fez sair da terra egípcia;14 Ah, se meu povo ouvisse a minha voz, ah, se Israel andasse em meus caminhos!

17 Mas daria ao meu povo a flor do trigo, e de mel do rochedo o fartaria”.

Evangelho: Mc 12,28b-34

Naquele tempo:28b Um dos mestres da lei, vendo que Jesus havia respondido bem, chegou perto dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. 29 Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30 e amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a tua alma, com toda a tua inteligência e com todas as tuas forças. 31 O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há mandamento maior que estes”. 32 O mestre da lei lhe disse: “Ótimo, Mestre! Tens razão em dizer que ele é o único e que não há outro além dele. 33 Amá-lo de todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo: estes dois mandamentos valem mais do que todos os holocaustos e todos os outros sacrifícios”. 34 Jesus, vendo que ele havia falado com sabedoria, replicou-lhe: “Não estás longe do Reino de Deus!”. E ninguém mais tinha coragem de interrogá-lo.