Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 29 de Março, 4ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Is 49,8-15

8 Assim fala Javé: “No tempo oportuno te ouvi, no dia da salvação te ajudei. Formei-te e te destinei a ser a Aliança do povo, para restabelecer o país, para distribuir herdades devastadas, 9 para dizer aos prisioneiros: ‘Saí!’, e aos que estão nas trevas: ‘Aparecei!’. Comerão ao longo de todos os caminhos, nas colinas haverá pastagens. 10 Não mais terão fome e sede, não os molestará calor nem sol.

Pois os guiará quem deles se compadece, conduzindo-os às fontes das águas. 11 Farei um caminho de todos os montes, e as estradas serão niveladas. 12 Uns vêm de longe, outros do Norte e Ocidente, outros do país de Sinim”. 13 Céus, exultai! Jubila, terra! Bradai alegremente, montes! Pois Javé consola seu povo e tem piedade de seus aflitos! 14 Dizia Sião: “Javé abandonou-me, o Senhor se esqueceu de mim”. 15 “Uma mulher olvida a criança de peito? Não estimará o filho de suas entranhas?Embora alguma se esquecesse, eu jamais te esqueceria!

Salmo: Sl 144, 8-9. 13cd-14. 17-18 (R. 8a)

R. Misericórdia e piedade é o Senhor.

8 O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de ternura. 9 Benigno é o Senhor para com todos, de todos que criou se compadece.

13cd O Senhor é fiel ao que promete, é todo amor em tudo o que ele faz. 14 Ampara todo aquele que vacila, reergue os que se curvam sob os fardos.

17 Justo é o Senhor em todos os seus planos, ele é bondoso em suas obras todas. 18 Perto está o Senhor de quem o invoca, de todos que o invocam de verdade.

Evangelho: Jo 5,17-30

17 Jesus, no entanto, lhes respondeu: “Meu Pai continua a trabalhar até agora, por isso eu também trabalho”. 18 Por causa destas palavras é que os judeus mais obstinadamente procuravam matá-lo. Na verdade, além de violar o sábado, dizia que Deus era seu próprio pai, fazendo-se, deste modo, igual a Deus. 19 Jesus falou de novo: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: o Filho nada pode fazer por si mesmo, a não ser o que vê o Pai fazer. Tudo o que ele fizer, fará igualmente o Filho. 20 Porque o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz. E lhe mostrará ainda coisas maiores que estas, das quais ficareis maravilhados. 21 Como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, também o Filho dá vida a quem quer. 22 Porque o Pai não julga ninguém, mas confiou ao Filho todo julgamento, 23 para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou. 24 Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem escuta minha palavra e acredita naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será julgado, mas passou da morte à vida. 25 Eu afirmo e esta é a verdade: vem a hora, e ela já está aí, na qual os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26 Como o Pai tem a vida em si mesmo, assim concedeu ao Filho ter vida em si mesmo, 27 e deu-lhe o poder de julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis: vem a hora na qual os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz; 29 os que tiverem feito boas obras sairão para a ressurreição da vida; os que tiverem agido mal, ressuscitarão para serem condenados. 30 Não posso fazer nada por mim mesmo. Julgo segundo o que ouço; e o meu julgamento é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.