FORMAÇÃO BÍBLICA

DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

6ª-feira, 31 de Março, 4ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Sb 2,1a.12-22

1aDizem entre si, os ímpios em seus ardis: 12 Cerquemos o justo: ele nos incomoda, opõe-se à nossa conduta, censura-nos por pecar contra a Lei e nos acusa de trair nossa educação. 13 Proclama que tem o conhecimento de Deus e chama a si mesmo filho do Senhor. 14 Ele constitui para nós uma censura viva, sua simples vista nos irrita: 15 sua vida difere da dos outros e singular é sua conduta. 16 Ele nos tem na conta de degenerados e evita nossos caminhos como imundície. Proclama feliz a sorte final dos justos e vangloria-se de ter a Deus por pai.

17 Vejamos se são verídicas suas palavras, observemos qual será o seu fim. 18 Pois, se o justo for filho de Deus, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos adversários. 19 Provemo-lo com escárnios e torturas, para conhecermos sua brandura e experimentarmos sua paciência. 20 Condenemo-lo à morte infame, pois, segundo afirma, será socorrido!” 21 Assim pensam eles, mas enganam-se, pois sua malícia os cega. 22 Não compreendem os mistérios de Deus, nem esperam a recompensa dos piedosos, nem creem no prêmio das almas inocentes.

Salmo: Sl 33, 17-18. 19-20. 2l.23 (R. 19a)

R. Do coração atribulado está perto o Senhor.

17 O olhar do Senhor procura os maus, para apagar da terra o seu vestígio. 18 Quando clamam por ele, logo atende; de todas as angústias os liberta.

19 Do coração aflito ele está perto, ele conforta o espírito abatido. 20 As aflições afluem sobre o justo, mas o Senhor de todas o liberta.

21 Ele protege todos os seus membros, não será atingido nenhum deles.

23 Salva o Senhor a vida dos seus servos; quem nele espera não será punido.

Evangelho: Jo 7,1-2.10.25-30

1 Depois disto, Jesus percorria a Galileia, não ousando passar pela Judeia, visto que os judeus procuravam matá-lo. 2 Aproximava-se a festa judaica, chamada dos Tabernáculos.10 No entanto, depois que seus irmãos foram para a festa, ele foi também; não pública mas secretamente. 25 Alguns de Jerusalém diziam: “Não é a ele que procuram matar? 26 Mas eis que fala publicamente e ninguém diz nada! Será que nossos chefes já reconheceram que realmente ele é o Cristo? 27 Mas nós sabemos de onde ele é; enquanto o Messias, quando vier, ninguém saberá de onde ele é”. 28 Jesus, continuando a ensinar no Templo, dizia em voz alta: “Sim, vós me conheceis e sabeis de onde eu sou. No entanto, não vim pela minha vontade; aquele que me mandou é veraz, mas vós não o conheceis. 29 Eu o conheço, porque venho dele e foi ele que me enviou”. 30 Procuravam então prendê-lo; mas ninguém o agarrou, porque a sua hora ainda não tinha chegado.