PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

5ª-feira, 30 de Março, 4ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Ex 32,7-14

7 Falou Javé a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tu fizeste sair da terra do Egito! 8 Depressa apartaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro fundido e estão a adorá-lo, a oferecer-lhe sacrifícios e a dizer: Este é o teu deus, Israel, que te tirou da terra do Egito! 9 E acrescentou Javé a Moisés: “Estou observando este povo, e vejo que é um povo de cabeça dura. 10 Agora, pois, deixa que a minha ira se inflame contra eles, até consumi-los. De ti, porém, farei uma grande nação”.

11 A essas palavras, pôs-se Moisés a implorar a Javé, seu Deus, dizendo: “Por que, ó Javé, haveria de inflamar-se a tua ira contra o teu povo, que tu fizeste sair da terra do Egito com grande poder e mão poderosa? 12 Por que haveriam de dizer os egípcios: Foi com más intenções que Ele os fez sair, para matá-los nas montanhas e exterminá-los da face da terra? Volta do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo! 13 Lembra-te de Abraão, de Isaac e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, dizendo-lhes: ‘Tornarei a vossa descendência numerosa como as estrelas do céu. E toda esta terra, da qual falei, quero dá-la à vossa descendência, para que a possuam como herança eterna’”. 14 Então Javé se arrependeu do mal que tinha ameaçado infligir ao povo.

Salmo: Sl 105, 19-20. 21-22. 23 (R. 4a)

R. Lembrai-vos de nós, ó Senhor,  segundo o amor para com vosso povo!

19 Fizeram um bezerro ao pé do Horeb e adoraram a estátua que fundiram. 20 Trocaram Deus, seu título de glória, pela imagem de um boi que come palha.

21 Esqueciam o Deus que os tinha salvo, que fizera no Egito grandes coisas: 22 prodígios operados contra Cam e maravilhas ante o mar Vermelho.

23 E Deus pensava então em suprimi-los, se não fora Moisés, o seu eleito, que postou-se na brecha diante dele, para afastar do povo a sua ira.

Evangelho: Jo 5,31-47

31 Se eu desse testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não seria digno de fé. 32 Outro é que dá testemunho de mim, e sei que é digno de fé o que afirma de mim. 33 Vós mandastes perguntar a João e ele deu testemunho da verdade. 34 Mas não invoco testemunho humano; se vos digo isto, é para vossa salvação. 35 João era uma lâmpada que queimava e iluminava e à sua luz quisestes vos alegrar um momento. 36 Mas tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me deu para cumprir. Essas obras eu as faço e dão o testemunho de que o Pai me enviou. 37 Sim, o Pai que me enviou dá testemunho de mim. Nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38 nem conservais em vós sua palavra porque não credes naquele que me enviou. 39 Percorreis as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, mas elas também dão testemunho de mim, 40 e vós não quereis vir a mim para terdes a vida! 41 Não recebo a glória que vem dos homens. 42 Aliás, eu vos conheço: não tendes em vós o amor de Deus. 43 Vim em nome de meu Pai e não me recebeis; se outro vier no seu próprio nome, certamente o haveis de receber. 44 Como é possível que creiais, se recebeis glória uns dos outros e não procurais a glória que só vem de Deus? 45 Não penseis que vos acusarei ante o Pai. Vosso acusador será Moisés, em quem colocais todas as vossas esperanças. 46 Porque, se acreditásseis em Moisés, acreditaríeis também em mim, pois foi sobre mim que ele escreveu. 47 Mas, se não credes nos seus escritos, como acreditareis nas minhas palavras?”