FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Sábado, 1º de Abril, 4ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Jr 11,18-20

18 Javé me fez conhecer e entendi. Então me fizeste ver suas ações. 19 Eu era como um manso cordeiro levado ao matadouro e não sabia que atentavam contra mim: “Destruamos a árvore no seu vigor; extirpemo-lo da terra dos vivos, de sorte que seu nome não seja mais lembrado!”. 20 Mas, ó Javé dos exércitos, juiz justo que esquadrinhas os rins e coração! Que eu veja tua vingança neles, pois a ti confiei minha causa.

Salmo: Sl 7, 2-3. 9bc-10. 11-12 (R. 2a)

R. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

2 Senhor, meu Deus, em ti busco refúgio; eis o perseguidor… Livra-me e salva-me! 3 Não rasgue, qual leão, minha garganta; nem me arrebate sem que alguém me salve…

9bc Vem julgar-me, Senhor, vê que sou justo, bem o merece a minha integridade! 10 Põe um fim à maldade dos perversos; dá forças, justo Deus, ao homem justo, pois conheces por dentro os corações.

11 Eu tenho em Deus o escudo que me cobre, é ele o salvador das almas retas. 12 Deus é um juiz que julga com justiça, é um Deus que ameaça cada dia.

Evangelho: Jo 7,40-53

Naquele tempo: 40 Muitos daquela gente que tinham ouvido essas palavras de Jesus afirmavam: 41 “Verdadeiramente, ele é o profeta!”. Outros: “Ele é o Cristo!”. Mas os outros discordavam: “O Cristo pode vir da Galileia? 42 Não está escrito que o Cristo virá da posteridade de Davi e de Belém, do povoado de onde era Davi?”. 43 Daí surgiu a divisão entre o povo por causa dele. 44 Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém o agarrou. 45 Os guardas, então, voltaram aos sacerdotes-chefes e aos fariseus. E eles os censuraram: “Por que não o trouxestes?”. 46 Eles responderam: “Nunca alguém falou como este homem!”. 47 Os fariseus exclamaram: “Vós também ficastes seduzidos? 48 Por acaso alguém dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49 Mas esta gente que não conhece a Lei é maldita!”. 50 Nicodemos, que antes tinha ido encontrar-se com Jesus, e era um deles, lhes disse: 51 “Acaso nossa Lei condena alguém sem primeiro ouvi-lo e conhecer suas ações?”. 52 Responderam lhe: “Tu também és galileu? Investiga e verás que nenhum profeta surge da Galileia”. 53 E cada um voltou para a sua casa.