Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 02 de Abril, 5º Domingo da Quaresma

Primeira Leitura: Ez 37,12-14

12 Por isso, profetiza dizendo-lhes: Assim fala o Senhor Javé: Eis que abro vossos sepulcros e vos faço ressurgir de vossos túmulos, ó povo meu, para reconduzir-vos à terra de Israel. 13 Reconhecereis que eu sou Javé, quando eu abrir vossos túmulos e vos tirar de vossos sepulcros, povo meu! 14 Porei em vós meu espírito e vivereis. Estabelecer-vos-ei em vosso território e então reconhecereis que eu sou Javé. Assim falei e assim farei, oráculo do Senhor Javé.

Salmo: Sl 129,1-2.3-4ab.5-6.7-8 (R.7)

R. No Senhor, toda graça e redenção!

1 Das profundezas clamo a ti Senhor: 2 escuta o meu apelo. Senhor, tornem-se atentos teus ouvidos à voz da minha súplica!

3 Se lembrares, Senhor, nossos pecados, quem o suportará? 4 Mas junto a ti encontra-se o perdão, para que te sirvamos.

5 Espero em ti, Senhor, e minha alma tua palavra espera. 6 Mais confiante que os guardas pela aurora, ela espera o Senhor!

7 Que Israel, mais que os guardas pela aurora, pelo Senhor espere! Pois junto do Senhor se encontra a graça, copiosa redenção. 8 E ele próprio Israel resgatará de todos os pecados.

Segunda Leitura: Rm 8,8-11

Irmãos: 8 Quem vive segundo a carne não pode agradar a Deus. 9 Mas vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se é que realmente o Espírito de Deus habita em vós. Quem não possui o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10 Se Cristo reinar em vós, mesmo que o corpo esteja sujeito à morte em consequência do pecado, o espírito vive por causa da justificação. 11 Se em vós habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, então ele, que ressuscitou a Cristo Jesus dos mortos, dará também vida a vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.

Evangelho: Jo 11,1-45

1 Aconteceu que estava doente um homem chamado Lázaro, de Betânia, o povoado de Maria e de Marta, sua irmã. 2 Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com bálsamo e enxugado os seus pés com os cabelos. Seu irmão, Lázaro, é que estava doente. 3 Então, as irmãs mandaram avisar Jesus. “Senhor, vê: aquele a quem amas está doente”. 4 Jesus ouviu, mas disse: “Esta doença não é para a morte mas para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. 5 Ora, Jesus amava a Marta e a sua irmã e a Lázaro. 6 Quando soube que ele estava doente, permaneceu ainda dois dias onde estava. 7 Só então disse aos discípulos: “Voltemos à Judeia”. 8 Disseram: “Rabi, ainda há pouco os judeus queriam apedrejar-te e voltas para lá?”. 9 Jesus respondeu: “Não há doze horas no dia? Quem anda de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. 10 Mas quem anda à noite tropeça, porque lhe falta a luz”. 11 Disse isto e depois acrescentou: “Nosso amigo Lázaro dorme. Mas vou despertá-lo”. 12 Os discípulos concluíram: “Senhor, se ele dorme, vai ficar curado!” 13 Entretanto, Jesus falava de sua morte; eles, porém, pensaram que falasse do descanso do sono. 14 Então, Jesus lhes declarou abertamente: “Lázaro morreu. 15 E alegro-me por vós de não ter estado lá, pois é para que creiais. Vamos então até junto dele”. 16 Tomé, chamado Dídimo, disse aos companheiros: “Vamos também para morrermos com ele!” 17 Quando Jesus chegou, encontrou-o já sepultado havia quatro dias. 18 Betânia não fica a mais de três quilômetros de Jerusalém, 19 e muitos judeus tinham ido para consolar Marta e Maria pela morte do irmão. 20 Marta, apenas ouviu que Jesus havia chegado, saiu a seu encontro. Maria continuava sentada, dentro de casa. 21 Marta disse a Jesus: “Senhor! Se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas, ainda agora, sei que Deus te concederá tudo quanto lhe pedires”. 23 Jesus lhe afirmou: “Teu irmão ressuscitará”. 24 Marta respondeu: “Sei que ele ressuscitará na ressurreição que vai haver no último dia”. 25 Jesus lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim, mesmo se morrer, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisso?” 27 Ela respondeu: “Sim, Senhor, creio que és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. 28 Tendo dito isto, ela se afastou e chamou Maria, sua irmã, dizendo-lhe baixinho: 29 “O Mestre está aí e te chama”. Ela ouviu e se levantou rapidamente, saindo à sua procura. 30 Jesus não tinha entrado no povoado, mas ainda estava no lugar onde Marta tinha ido encontrá-lo. 31 Os judeus que estavam na casa com Maria procurando consolá-la, vendo a pressa com que se tinha levantado e saído, seguiram-na pensando que tinha ido ao sepulcro para ali chorar. 32 Chegando Maria onde estava Jesus, logo que o viu caiu lhe aos pés e disse: “Senhor! Se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!”. 33 Vendo que ela soluçava e também soluçavam os judeus que a acompanhavam, Jesus se comoveu profundamente, perturbando-se. 34 E perguntou: “Onde o puseste?”. Responderam-lhe: “Senhor, vem e vê”. 35 Jesus começou a chorar. 36 Os judeus comentavam: “Vede como o amava”. 37 Mas alguns murmuravam: “Ele, que abriu os olhos ao cego, não podia fazer com que este não morresse?”.38 Jesus ficou novamente muito comovido e foi até a sepultura. Era uma gruta com uma  pedra por cima. 39 Jesus ordenou: “Tirai a pedra!”. Marta, a irmã do morto, lhe disse: “Senhor, já cheira mal, pois faz quatro dias que foi sepultado”. 40 Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”. 41 Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. 42 Bem sabia que sempre me ouves, mas digo isto por causa da multidão que me rodeia, para que creiam que me enviaste”. 43 Tendo dito isto, gritou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!”. 44 O morto saiu: tinha as mãos e os pés enfaixados e o sudário amarrado em volta do rosto. Jesus disse então: “Tirai as faixas e deixai-o andar”. 45 Muitos dos judeus, que tinham ido visitar Maria e viram o que Jesus havia feito, creram nele.