Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-feira, 04 de Abril, 5ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Nm 21,4-9

Naqueles dias: 4 Partiram, então, da montanha de Hor, na direção do mar Vermelho, para contornar o país de Edom. O povo impacientou-se com esse trajeto, 5 e falou contra Deus e contra Moisés: “Por que nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto? Não há pão, nem água, e estamos enjoados deste miserável alimento”. 6 Então Javé mandou contra o povo serpentes abrasadoras, cujas picadas queimavam como fogo, que os morderam; e morreram muitos em Israel.

7 O povo veio ter com Moisés e disse: “Pecamos porque falamos contra Javé e contra ti. Intercede junto a Javé, afim de que Ele afaste de nós estas serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo. 8 E Javé disse a Moisés: “Faze uma serpente e coloca-a sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela, viverá”. 9 Fez Moisés uma serpente de bronze e colocou-a sobre uma haste; quem a contemplasse, após a picada de uma serpente, viveria.

Salmo: Sl 101, 2-3. 16-18. 19-21 (R. 2)

R. Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.

2 Presta ouvido, Senhor, à minha súplica; possa chegar a ti o meu clamor! 3 Não escondas de mim a tua face no dia angustiado em que me encontro. Inclina para mim o teu ouvido; atende-me depressa, que eu te invoco!

16 Mas as nações, Senhor, temam teu nome, todos os reis da terra, a tua glória. 17 Quando o Senhor reconstruir Sião e no seu esplendor aparecer. 18 Quando houver atendido aos degredados, já não mais desprezando as suas súplicas.

19 Escreva-se isto para os que hão de vir: pois louvará a Deus um novo povo. 20 Olha o Senhor do seu excelso templo, das alturas do céu contempla a terra, 21 para ouvir os lamentos dos cativos, para livrar da morte os condenados.

Evangelho: Jo 8,21-30

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21: “Eu vou e vós me procurareis; entretanto morrereis no vosso pecado. Vós não podeis ir para onde eu vou”. 22 Os judeus comentavam: “Será que ele quer se suicidar? Se não, como diz: ‘Vós não podeis ir para onde eu vou?’”. 23 E Jesus insistia: “Vós sois cá de baixo, eu sou lá do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24 Já vos disse: morrereis nos vossos pecados se não crerdes que Eu sou”. 25 Interromperam-no: “Afinal, quem és tu?”. Jesus continuou: “Desde o começo estou dizendo quem eu sou. 26 Tenho muita coisa a dizer a respeito de vós e muito a condenar, mas aquele que me enviou é veraz e eu falo, no mundo, o que dele ouvi”. 27 Não entenderam que era do Pai que ele lhes falava. 28 Jesus afirmou: “Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou’, e nada faço por mim mesmo; mas falo assim como o Pai me ensinou. 29 E quem me enviou está comigo, e não me deixou só, porque sempre faço o que lhe agrada”. 30 Depois de ter falado isto, muitos creram nele.