PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

Sábado, 08 de Abril, 5ª Semana da Quaresma

Primeira Leitura: Ez 37,21-28

21  Assim fala o Senhor Javé: Eis que tirarei os filhos de Israel do meio das nações entre as quais agora se encontram. Reuni-los-ei de todos os lados e os estabelecerei novamente em sua própria terra. 22 Farei deles um só povo, nas montanhas de Israel. Um único rei será o rei de todos. Não mais serão dois povos e não mais se dividirão em dois reinos.

23 Não mais se contaminarão com seus ídolos e figuras abomináveis e demais práticas abomináveis Livrá-los-ei de todas as infidelidades que cometeram e os purificarei. Serão meu povo e eu serei seu Deus. 24 Meu servo Davi reinará sobre eles e haverá para todos um só pastor. Viverão segundo meus mandamentos, observarão minhas ordens e as porão em prática. 25 Habitarão na terra que dei a meu servo Jacó e na qual habitaram seus antepassados. Nela habitarão eles, seus filhos e seus netos, para sempre, e meu servo Davi será seu príncipe, para sempre. 26 Concluirei com eles uma aliança de paz, que será uma aliança eterna. Eu os multiplicarei e colocarei meu Santuário no meio deles, para sempre. 27 Minha Morada estará sobre eles, sendo eu para eles seu Deus e sendo eles o meu povo. 28 Reconhecerão os povos que eu sou Javé, santificador de Israel, quando meu Santuário estiver no meio deles para sempre.

Salmo: Jr 31, 10. 11-12ab. 13 (R. Cf. 10d)

R. O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

10 Ouvi, nações, a palavra de Javé, anunciai-a às ilhas longínquas: “O que dispersou Israel o recolhe, e o guarda como um pastor seu rebanho”.

11 Pois Javé redimiu Jacó, resgatou-o da mão do mais forte. 12 Virão alegres às alturas de Sião, afluirão para as bênçãos de Javé: o trigo, o vinho e o azeite, as ovelhas e os bois; sua alma será um jardim regado e não mais languescerão.

13 Então a virgem dançará alegremente, jovens e velhos, todos juntos: mudarei seu luto em regozijo, confortá-los-ei, mudarei sua dor em alegria.

Evangelho: Jo 11,45-56

45 Muitos dos judeus, que tinham ido visitar Maria e viram o que Jesus havia feito, creram nele. 46 Alguns, pelo contrário, foram ter com os fariseus e contaram-lhes o que Jesus tinha feito. 47 Os sacerdotes-chefes e os fariseus reuniram o Conselho e discutiram: “Que faremos? Este homem está fazendo muitos sinais. 48 Se o deixarmos continuar assim, todos crerão nele, depois virão os romanos e destruirão nosso lugar santo e nossa nação”. 49 Um deles, Caifás, que era o Sumo Sacerdote neste ano, lhes disse: “Vós não entendeis nada! 50 Não compreendeis então que é melhor para vós morrer um só homem pelo povo, do que ser destruída toda a nação?”. 51 Não falou isto por si mesmo, mas, sendo o Sumo Sacerdote daquele ano, profetizou que Jesus haveria de morrer por toda a nação. 52 E não só por toda a nação, mas também para congraçar, na unidade, todos os filhos de Deus que estão dispersos. 53 A partir desse dia resolveram matá-lo. 54 Por isso Jesus já não andava em público entre os judeus; mas retirou-se dali para a região vizinha do deserto, na cidade chamada Efraim, e ficou ali com seus discípulos. 55 Ora, estava próxima a Páscoa dos judeus. Antes dela muitos da região subiram a Jerusalém para se purificar. 56 Então procuravam a Jesus e comentavam entre si, quando se encontravam no Templo: “Que vos parece? Será que ele virá à festa?”.