FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Terça-feira, 26 de Julho de 2016

SANTOS JOAQUIM E ANA PAIS DE MARIA
(Branco, Prefácio Comum ou dos Santos - Ofício da Memória)

Primeira Leitura: Eclesiástico 44,1.10-15

Leitura do Livro do Eclesiástico: 1Façamos o elogio dos homens ilustres, que são nossos antepassados, em sua linhagem.

10Os primeiros, porém, foram homens de misericórdia; nunca foram esquecidas as obras de sua caridade. 11Na sua posteridade permanecem os seus bens. 12Os filhos de seus filhos são uma santa linhagem, e seus descendentes mantêm-se fiéis às alianças.

13Por causa deles seus filhos permanecem para sempre, e sua posteridade, assim como sua glória, não terá fim. 14Seus corpos foram sepultados em paz, seu nome vive de século em século. 15Proclamem os povos sua sabedoria, e cante a assembleia os seus louvores!

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Salmo Responsorial ( 131 )

REFRÃO: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar! – R.

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi! – R.

— De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa! – R.

Evangelho: Mateus 13,16-17

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem!

17Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.

— Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.