PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

4ª-feira, 12 de Abril, Semana Santa

Primeira Leitura: Is 50,4-9a

4 O Senhor Javé deu-me uma língua de discípulo, para eu confortar com a palavra o que está cansado. Ele desperta cada manhã meus ouvidos, para eu ouvir como os discípulos. 5 O Senhor Javé abriu-me o ouvido: não resisti nem recuei para trás.6 Entreguei minhas costas aos que me batiam, as faces aos que me arrancavam a barba. Não desviei minha face dos que me injuriavam e cuspiam.

7 O Senhor Javé será meu protetor, por isso não serei confundido. Tornei minha face dura como pedra e sei que não ficarei envergonhado. 8 Perto está quem me justifica. E quem discutirá comigo em justiça? Apresentemo-nos juntos! E quem é meu adversário? Aproxime-se de mim! 9 O Senhor Javé me auxiliará, quem há que me condene?

Salmo: Sl 68, 8-10. 21bcd-22. 31. 33-34 (R. 14cb)

R. Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.

8 Por ti é que sofro injúrias e sinto arderem-me as faces. 9 Pois meus irmãos, até eles, estranho me consideram. Os filhos de minha mãe me tomam por forasteiro. 10 O zelo da tua casa devora-me como fogo. O insulto de quem te insulta recai, ó Deus, sobre mim.

21 O insulto tirou-me o alento, partiu-se o meu coração. Em vão esperei consolo, não houve quem se apiedasse. Em vão procurei conforto, conforto não encontrei. 22 Porém na minha comida veneno amargo puseram. E, quando sentia sede, vinagre me ofereceram.

31 Ó Deus vou cantar teu nome, exaltá-lo agradecido.

33 Humildes, vede e alegrai-vos; renovem-se as vossas almas, ó vós, que buscais a Deus! 34 Atende o Senhor aos pobres, jamais despreza os cativos.

Evangelho: Mt 26,14-25

14 Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, procurou os sacerdotes chefes. 15 E lhes propôs: “Quanto me quereis  pagar para eu o entregar a vós?”. Eles lhe garantiram dar trinta moedas de prata. 16 E desde aquele momento, ele procurava uma boa ocasião para o entregar. 17 No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, os discípulos foram dizer a Jesus: “Onde queres que te preparemos o necessário para comer a Páscoa?”. 18 Ele respondeu: “Ide à cidade, à casa de fulano de tal, e dizei-lhe: O mestre manda avisar: O meu tempo está próximo. Quero celebrar em tua casa a ceia pascal com os meus discípulos”. 19 Os discípulos fizeram como Jesus lhes tinha ordenado, e prepararam a ceia pascal. 20 Chegada a tarde, ele se pôs à mesa em companhia dos Doze. 21 Enquanto comiam, disse: “Eu vos declaro esta verdade: um de vós me trairá”. 22 Profundamente entristecidos, cada um começou a perguntar: “Senhor, por acaso serei eu?”. 23 Ele respondeu: “Quem me há de trair é o que acabou de colocar a mão comigo no prato. 24 O Filho do homem vai embora como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele pelo qual o Filho do homem está sendo traído! Melhor seria para ele não ter nascido!”. 25 Por sua vez, Judas, que o traiu, perguntou-lhe: “Mestre, serei eu por acaso?”. Respondeu Jesus: “Tu mesmo acabas de dizer”.