Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 19 de Abril, Oitava da Páscoa

Primeira Leitura: At 3,1-10

1 Pedro e João subiam ao Templo para a oração das três da tarde. 2 Ora, havia um homem, paralítico de nascença, que diariamente era carregado até o Templo, onde o deixavam junto à porta que tinha o nome de “a Bela”, para pedir esmolas às pessoas que entravam. 3 Este homem viu Pedro e João, quando iam entrando no Templo, e lhes pediu uma esmola. 4 Mas Pedro, assim como João, fixou nele o olhar e lhe disse: “Olha para nós”.

5 Ele ficou olhando atentamente para eles, na esperança de receber alguma coisa. 6 Então Pedro disse: “Eu não tenho nem prata nem ouro. Mas o que tenho te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, põe-te a caminhar!” 7 E segurando-o pela mão direita, ajudou-o a se levantar. Instantaneamente os seus pés e tornozelos ficaram firmes. 8 Num salto, ficou de pé, começou a andar e, em companhia deles, entrou no Templo, caminhando, pulando de alegria e louvando a Deus. 9 Todo o povo viu o homem andando e louvando a Deus. 10 Quando reconheceram nele o homem que costumava ficar sentado junto à porta “Bela” do Templo pedindo esmolas, vendo o que tinha acontecido a ele, ficaram cheios de espanto e admiração.

Salmo: Sl 104, 1-2. 3-4. 6-7. 8-9 (R. 3b)

R. Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

1 Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai aos povos os seus feitos! 2 Cantai a Deus, tocai em sua honra; dizei de novo as suas maravilhas.

3 Pelo seu santo nome gloriai-vos, exulte o coração que busca a Deus! 4 Procurai o Senhor e sua força, buscai constantemente a sua face.

6 Ó raça de Abraão, seu servidor, ó filhos de Jacó; seu predileto, 7 eis que o próprio Senhor é o nosso Deus, vigoram suas leis por toda a terra,

8 Jamais ele esqueceu sua aliança, por gerações sem conta promulga 9 a promessa que fez a Abraão, o juramento que jurou a Isaac.

Evangelho: Lc 24,13-35

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, 13 dois deles viajavam para um povoado chamado Emaús a sessenta estádios de Jerusalém:14 falavam sobre o que tinha acontecido. 15 Enquanto conversavam e discutiam, Jesus em pessoa aproximou-se deles, começando a acompanhá-los; 16 mas os olhos deles estavam como que vendados, de sorte que não conseguiam reconhecê-lo. 17 Então lhes perguntou: “Que assunto estais discutindo enquanto caminhais?”. Eles pararam tristes. 18 Um deles, chamado Cleófas, respondeu: “Por acaso és o único visitante em Jerusalém a ignorar o que se passou nesses dias?”. 19 Ele perguntou: “Que foi?”. E eles continuaram: “O que aconteceu com Jesus de Nazaré, que era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo povo. 20 Como os sacerdotes-chefes e os nossos dirigentes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21 Esperávamos que fosse ele quem libertaria Israel; mas, além disto, este é o terceiro dia desde que isso tudo aconteceu! 22 É verdade que algumas mulheres, das que estavam conosco, nos espantaram. 23 Elas foram de madrugada ao sepulcro e não acharam o corpo. Voltaram dizendo que tinham aparecido anjos, assegurando que está vivo! 24 Muitos de nossos amigos foram ao sepulcro e acharam as coisas como as mulheres disseram; mas não o viram”. 25 Ele então lhes disse: “Ó homens sem inteligência, como é lento o vosso coração para crer no que os profetas anunciaram! 26 Não era preciso que Cristo sofresse essas coisas para entrar na glória?”. 27 E partindo de Moisés, começou a percorrer todos os profetas, explicando em todas as Escrituras, o que dizia respeito a ele mesmo. 28 Quando se aproximaram do povoado aonde se dirigiam, Jesus fez como quem ia para mais longe. 29 Mas eles o forçaram a parar, dizendo: “Fica conosco, porque se faz tarde e o dia vai declinando”. Então, entrou no povoado para ficar com eles. 30 À mesa, ele tomou o pão e, recitando a fórmula da bênção, o partiu e distribuiu entre eles. 31 Então é que os seus olhos se abriram e eles o reconheceram… mas ele desapareceu da sua vista. 32 Disseram um ao outro: “Não é verdade que o nosso coração ardia, quando nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”. 33 Voltaram, naquela mesma hora, para Jerusalém. Acharam ali reunidos os Onze e seus companheiros, 34 que lhes asseguraram: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!”. 35 Eles também contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como o reconheceram no partir o pão.