PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

5ª-feira, 20 de Abril, Oitava da Páscoa

Primeira Leitura: At 3,11-26

Naqueles dias: 11 Como ele não largava Pedro e João, todo o povo, sem saber o que pensar, correu para junto deles na parte do Templo chamada “Colunata de Salomão”. Pregação de Pedro na “Colunata de Salomão”. 12 Diante disso, Pedro dirigiu a palavra ao povo: “Homens de Israel, por que vos admirais com estas coisas, ou por que olhais admirados para nós como se tivéssemos feito este homem andar pelo nosso próprio poder ou piedade?

13 O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus de nossos pais glorificou Seu Servo Jesus, que vós entregastes às autoridades e rejeitastes diante de Pilatos, enquanto este estava decidido a libertá-lo. 14 Vós, porém, rejeitastes o Santo e o Justo, pedindo em troca a libertação de um assassino. 15 Sim, matastes o Autor da vida, mas Deus o fez ressurgir dentre os mortos. Disso nós somos testemunhas. 16 Graças à fé no nome de Jesus, é que ele acaba de dar firmeza a este homem que vós estais vendo e vos é conhecido. E a fé que vem de Jesus lhe restituiu saúde completa na presença de todos vós. 17 Mas eu bem sei, irmãos, que agistes por ignorância, como também vossos chefes. 18 Assim, Deus cumpriu o que tinha predito pela voz de todos os profetas: que o Messias teria de padecer. 19 Portanto, convertei-vos, seriamente, para que vos sejam perdoados os pecados. 20 Só assim os tempos de consolação virão do Senhor; só então ele enviará o Messias que foi destinado para vós, Jesus. 21 Os céus deverão conservá-lo até o tempo da renovação de todas as coisas. Foi o que Deus anunciou há muito tempo, pela boca de todos os seus santos profetas. 22 Moisés já tinha dito: O Senhor vosso Deus fará surgir entre vossos irmãos um profeta como eu; a ele haveis de atender em tudo que vos disser. 23 E todo aquele que não escutar este profeta será separado do povo e destruído. 24 E todos os profetas, desde Samuel, assim como todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias. 25 Vós é que sois os destinatários das mensagens dos profetas e participantes da aliança que Deus fez com vossos pais, quando disse a Abraão: Por meio da tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 26 Para vós é que em primeiro lugar Deus suscitou e depois enviou seu Servo, para abençoar cada um de vós, sob a condição de deixardes vossa vida de pecados”.

Salmo: Sl 8, 2a.5. 6-7. 8-9 (R.2ab)

R. Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

2 Grande por toda a terra é o teu nome, ó Senhor nosso Deus!

5 que somos nós? E do homem tu te lembras e com o filho do homem te preocupas…

6 Pouco menor que os anjos o fizeste, de glória e de esplendor o coroaste, das tuas obras deste-lhe o governo. 7 Tu puseste a seus pés todas as coisas:

8 as ovelhas, os bois, todo animal, 9 e pássaros do céu, peixes do mar, os que fazem das águas seu caminho.

Evangelho: Lc 24,35-48

35 Eles também contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como o reconheceram no partir o pão. 36 Estavam ainda falando, quando Jesus em pessoa apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”. 37 Assustados e atemorizados, eles pensavam estar vendo um fantasma. 38 Mas ele lhes disse: “Por que vos assustais e se levantam dúvidas em vossos corações? 39 Olhai para minhas mãos e meus pés: um fantasma não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho!”. 40 Dizendo isto, mostrou-lhes mãos e pés. 41 Mas como hesitassem em acreditar, por causa da muita alegria, e continuavam espantados, Jesus lhes disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?”. 42 Deram-lhe um pedaço de peixe grelhado. 43 Ele o tomou e comeu na presença deles. 44 Depois lhes disse: “Era isso que vos dizia, quando estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45 E abriu-lhes o espírito para que compreendessem as Escrituras e lhes disse: 46 “Estava escrito que o Cristo iria sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, 47 e que, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados seria proclamada às nações, a começar de Jerusalém. 48 Disto sereis testemunhas.