FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Sábado, 22 de Abril, Oitava da Páscoa

Primeira Leitura: At 4,13-21

Naqueles dias: Os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas,13 Em face desse desassombro de Pedro e João ficaram admirados, considerando que eram gente analfabeta e simples. Reconheceram nos porque tinham sido companheiros de Jesus, 14 mas não sabiam o que dizer contra eles, porque viam o doente curado, de pé, ao lado deles. 15 Então, ordenaram que saíssem da sala do Conselho e começaram a discutir entre si: 16 “Que faremos com estes homens? Aconteceu um milagre notável por meio deles; e todos os moradores de Jerusalém ficaram sabendo disso e então não podemos negá-lo.

17 Mas, para que a notícia não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos proibir rigorosamente que mencionem mais esse nome a quem quer que seja”. 18 Então os chamaram e proibiram-lhes taxativamente que de jeito nenhum falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19 Mas Pedro e João responderam: “Cabe a vós decidir diante de Deus: devemos obedecer a vós ou a Deus? 20 Porque não podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. 21 Eles então os ameaçaram ainda mais e por fim os soltaram. Não puderam castigá-los por causa do povo: toda a gente louvava a Deus pelo que tinha acontecido.

Salmo: Sl 117, 1.14-15. 16ab.18. 19-21 (R. 21a)

R. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

1 Dai graças ao Senhor porque ele é bom: “O seu amor se estende pelos séculos!”.

14 O Senhor é meu louvor e minha força, ele foi para mim a salvação. 15 “Clamores de triunfo e de alegria ressoam pelas tendas dos fiéis.

A destra do Senhor fez maravilhas, 16 a destra do Senhor me levantou, a destra do Senhor fez maravilhas.”

18 O Senhor castigou-me na verdade, mas não me abandonou nas mãos da morte.

19 Abri-me, vós, as portas da justiça e entrarei dando graças ao Senhor! 20 “Sim, esta é a porta do Senhor; só quem é justo pode atravessá-la.” 21 Graças a ti, Senhor, porque me ouviste e te tornaste a minha salvação!

Evangelho: Mc 16,9-15

9 Tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10 Ela foi contar o fato aos que tinham sido seus companheiros, que estavam angustiados e choravam. 11 Pois bem, eles, ouvindo dizer que Jesus estava vivo, e que ela o tinha visto, não acreditaram. 12 Depois disto, ele apareceu sob outra forma, a dois deles que estavam a caminho do campo. 13 Eles voltaram e contaram o fato aos outros; mas nem estes acreditaram. 14 Por fim, ele apareceu aos Onze, quando estavam à mesa. E reprovou severamente a sua teimosa incredulidade, porque não acreditaram nem naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15 E disse: “Ide ao mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas.