FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

4ª-feira, 26 de Abril, 2ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 5,17-26

Naqueles dias:17 o Sumo Sacerdote com todo seu partido, isto é, a seita dos saduceus, ficaram enciumados. 18 Prenderam os apóstolos e os mandaram para a cadeia pública. 19 Mas durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da cadeia e os conduziu para fora, dizendo: 20 “Ide, apresentaivos no Templo e ensinai ao povo toda a doutrina desta nova vida”. 21 Tendo ouvido isto, eles se dirigiram, de madrugada, ao Templo e começaram a ensinar. Comparecimento perante o Conselho Superior.

Entretanto, logo que o Sumo Sacerdote chegou com seus acompanhantes, convocaram o Sinédrio, isto é, todo o Conselho Supremo dos israelitas, e mandaram buscar os apóstolos na cadeia. 22 Mas os guardas enviados, chegando à cadeia, não os encontraram. Voltaram, pois, e anunciaram o seguinte: 23 “Encontramos a cadeia trancada com toda a segurança e as sentinelas de plantão diante das portas; mas, quando a abrimos, não encontramos ninguém dentro”. 24 O comandante da guarda do Templo e os sacerdotes-chefes ficaram desconcertados com tal notícia, sem saber como isso teria acontecido. 25 Então alguém chegou com esta notícia: “Os homens que pusestes na cadeia estão no Templo, ensinando ao povo”. 26 O comandante do Templo foi com seus guardas buscá-los, mas sem usar de violência, porque temiam o povo, que poderia apedrejá-los.

Salmo: Sl 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R. 7a)

R. Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem!

4 Engrandecei comigo o nosso Deus, exaltemos unidos o seu nome! 5 Pois sempre que o busquei, ele me ouviu; de todas as angústias me livrou.

6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.

8 O anjo do Senhor vigia alerta, solícito em livrar quem teme a Deus. 9 Provai, e vede como Deus é bom, feliz quem busca nele o seu refúgio!

Evangelho: Jo 3,16-21

16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu Seu Filho Único, para que todo o que crer nele não morra, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus não mandou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado, quem não crê já está julgado, porque não acreditou no Nome do Filho Único de Deus. 19 Este é o motivo do julgamento: a luz veio ao mundo e os homens preferiram as trevas à luz, porque suas obras eram más. 20 Pois quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas obras não sejam descobertas; 21 mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz para que suas obras apareçam, porque são feitas em Deus”.