FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

DATA/HORA 28 de agosto às 19h30

5ª-feira, 27 de Abril, 2ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 5,27-33

Naqueles dias: 27 Levaram-nos à presença do Conselho, onde o Sumo Sacerdote os repreendeu 28 com estas palavras: “Já vos proibimos terminantemente de ensinar nesse nome; e no entanto enchestes Jerusalém com vossa doutrina e quereis tornar-nos responsáveis pelo sangue desse homem!” 29 Então Pedro e os apóstolos responderam: “É preciso obedecer mais a Deus do que aos homens. 30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, que vós matastes, suspendendo-o na cruz.

31 Deus, porém, com o seu poder, o exaltou a Príncipe e Salvador, para conceder ao povo de Israel a conversão e o perdão dos pecados. 32 Somos testemunhas dessas coisas como também o Espírito Santo, dado por Deus aos que lhe obedecem”. Intervenção de Gamaliel e libertação dos apóstolos. 33 Ouvindo isso, ficaram furiosos e queriam matá-los.

Salmo: Sl 33, 2.9. 17-18. 19-20 (R. 7a)

R. Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor!

9 Provai, e vede como Deus é bom, feliz quem busca nele o seu refúgio!

17 O olhar do Senhor procura os maus, para apagar da terra o seu vestígio. 18 Quando clamam por ele, logo atende; de todas as angústias os liberta.

19 Do coração aflito ele está perto, ele conforta o espírito abatido. 20 As aflições afluem sobre o justo, mas o Senhor de todas o liberta.

Evangelho: Jo 3,31-36

31 O que vem do alto está acima de todos; o que vem da terra é terrestre e fala coisas da terra. O que vem do céu é superior a todos 32 e dá testemunho do que viu e ouviu; mas ninguém aceita seu testemunho. 33 Quem aceita seu testemunho atesta que Deus é veraz. 34 Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. 35 O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mãos. 36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem recusa crer no Filho não verá a vida; mas permanece sobre ele a ira de Deus”.