FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

2ª-feira, 01 de Maio, 3ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 6,8-15

Naqueles dias:8 Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e milagres notáveis entre o povo. 9 Então, algumas pessoas pertencentes à chamada Sinagoga dos Libertos, isto é, cireneus, alexandrinos com outros vindos da Cilícia e da Ásia, se puseram a discutir com Estêvão. 10 Mas não eram capazes de resistir à sua sabedoria e ao Espírito com que falava. 11 Então, subornaram alguns homens para que dissessem: “Nós o ouvimos dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”.

12 Depois amotinaram o povo, os anciãos e os mestres da lei; atiraram-se contra ele, agarraram-no e o conduziram ao Conselho. 13 Lá eles apresentaram testemunhas falsas, que declaravam: “Este homem não para de falar contra este lugar sagrado e contra a Lei. 14 Nós o ouvimos dizendo que o tal Jesus de Nazaré destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deixou”. 15 E todos os que estavam no Conselho, com os olhos fitos nele, notavam que seu rosto parecia o de um anjo.

Salmo: Sl 118, 23-24. 26-27. 29-30 (R. 1b)

R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

23 Príncipes reunidos me condenem, só o teu julgamento me preocupa. 24 Ponho minha delícia em teus preceitos, teus mandamentos são meus conselheiros.

26 Narrei-te a minha sorte e me atendeste, oh, dá-me a conhecer tua vontade! 27 Faze-me compreender os teus caminhos e que eu medite sobre os teus milagres.

29 Desvia-me da estrada da mentira, dá-me da tua lei o benefício. 30 Escolhi o caminho da verdade, pus diante dos meus olhos teus decretos.

Evangelho: Jo 6,22-29

22 No dia seguinte, o povo que tinha ficado do outro lado do mar notou que havia ali só uma barca e que Jesus não tinha embarcado com seus discípulos, mas que haviam partido sozinhos. 23 Entretanto outras barcas, vindas da cidade de Tiberíades, chegaram perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. 24 Mas quando o povo viu que Jesus não estava ali, nem seus discípulos, entraram nas barcas e foram a Cafarnaum, procurando pelo Senhor. 25 Encontrando-o perto do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando vieste para cá?”. 26 Jesus respondeu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: vós me procurais, não por causa dos sinais que vistes, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27 Trabalhai, não pelo alimento que se estraga, mas pelo alimento que dura até a vida eterna, aquele que o Filho do homem vos dará: porque Deus Pai o marcou com o selo do seu Espírito”. 28 Então lhe perguntaram: “Que faremos para realizar as obras de Deus?”. 29 Jesus lhes respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”