Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

5ª-feira, 04 de Maio, 3ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 8,26-40

Naqueles dias: 26 O anjo do Senhor dirigiu a Filipe estas palavras: “Tu irás rumo ao sul pela estrada que desce de Jerusalém a Gaza. Ela está deserta”. 27 Filipe partiu imediatamente. Ora, vinha chegando um etíope, eunuco e alto funcionário na corte de Candace, rainha da Etiópia, que lhe tinha entregue a guarda de todos os seus tesouros. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. 28 Agora voltava, lendo o profeta Isaías, sentado em sua carruagem.

29 O Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te e acompanha essa carruagem”. 30 Filipe logo se aproximou e percebeu que o homem lia o profeta Isaías. E lhe perguntou: “Por acaso compreendes o que lês?”. 31 Ele respondeu: “Como posso compreender sem que alguém me explique?”. 32 Ora, o trecho da Escritura que estava lendo era este: Como uma ovelha foi levada para ser morto, e como um cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abre sua boca. 33 Foi humilhado porque lhe negaram a justiça. Quem poderá enumerar sua descendência? Porque sua vida está para ser tirada da terra. 34 O eunuco perguntou a Filipe: “Por favor, a quem se refere o profeta nesta passagem? A si mesmo ou a um outro?” 35 Filipe começou a falar e, partindo desse texto da Escritura, lhe anunciou a boa-nova a respeito de Jesus. 36 Continuando a viagem, a certa altura do caminho encontraram água. E o eunuco disse: “Aqui temos água. Que impede que eu seja batizado?”. [37] 38 Deu ordem de parar a carruagem e entraram na água. Aí Filipe o batizou. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O eunuco não o viu mais e seguiu viagem, cheio de alegria. 40 E Filipe se encontrou na cidade de Azoto. E de lá prosseguiu até Cesareia, anunciando a boa-nova em todas as cidades por onde passava.

Salmo: Sl 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1)

R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

8 Bendizei, povos todos, nosso Deus; fazei soar bem alto o seu louvor! 9 Pois devolveu a vida à nossa alma; não deixou resvalar os nossos passos.

16 Vós, que temeis a Deus, vinde escutar: vou narrar todo bem que ele me fez. 17 Quando clamou por ele a minha boca, de profundos abismos me elevou.

20 Deus não me repeliu, bendito seja! De sua compaixão não quis privar-me!

Evangelho: Jo 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão : 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Todo aquele que ouve o Pai e recebe seu ensinamento, vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai; só aquele que é de Deus já viu o Pai. 47 Eu vos afirmo e esta é a verdade: aquele que crê tem a vida eterna! 48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram do maná no deserto, e apesar disso morreram. 50 Este é o pão que desce do céu para que não morra quem dele comer. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente! O pão que vou dar é a minha carne, que eu ofereço pela vida do mundo”.