PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

6ª-feira, 05 de Maio, 3ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 9,1-20

1 Saulo, entretanto, cheio de ameaças e planos de morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao Sumo Sacerdote 2 e lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco. Assim, tinha permissão de trazer presos para Jerusalém todos os adeptos da doutrina do Senhor, tanto homens como mulheres. 3 Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, de repente uma luz do céu o envolveu em seu clarão. 4 Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. 5 Ele perguntou: “Quem és tu, Senhor?”.

Este respondeu: “Eu sou Jesus, a quem persegues. 6 Mas levanta-te e entra na cidade. Ali te será dito o que deves fazer”. 7 Os homens que viajavam com ele pararam mudos de espanto; ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8 Saulo levantou-se do chão e, embora estivesse com os olhos abertos, não enxergava mais nada. Por isso é que seus companheiros o guiaram pela mão e o fizeram entrar em Damasco. 9 E ficou lá durante três dias, sem enxergar e sem comer nem beber coisa alguma. 10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!”. Este respondeu: “Aqui estou, Senhor!”. 11 O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua Direita e procura na casa de Judas um certo Saulo, natural de Tarso. Ele está rezando ali, 12 e acaba de ter uma visão: a de um homem chamado Ananias que entrou e impôs-lhe as mãos para curá-lo da cegueira”. 13 Respondeu Ananias: “Senhor, já ouvi muitas pessoas falarem sobre este homem e todo o mal que tem feito a teus santos em Jerusalém. 14 Além disso, ele dispõe aqui de plenos poderes, recebidos dos sacerdotes-chefes, para prender todos os que invocam teu Nome”. 15 Mas o Senhor lhe disse: “Vai, pois ele é um instrumento escolhido por mim para levar meu nome diante dos pagãos, dos reis e das filhos de Israel. 16 E eu lhe mostrarei quanto deverá sofrer por minha causa”. 17 Então Ananias foi, entrou na casa de Judas e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Irmão Saulo, foi o Senhor que me enviou a ti, esse Jesus que te apareceu na estrada que tu seguias, para que recuperes a vista e recebas a plenitude do Espírito Santo”. 18 E improvisamente caíram dos seus olhos coisas parecidas com escamas e recuperou a visão. Levantou-se e recebeu o batismo. 19 Em seguida se alimentou e recuperou as forças. Saulo ficou alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.20 E logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus.

Salmo: Sl 116, 1. 2 (R. Mc 16,15)

R. Ide, por todo o mundo, e a todos pregai o Evangelho.

1 Oh, louvai o Senhor, todos os povos; festejai o Senhor, países todos!

2 Pois forte é o seu amor para conosco, sua fidelidade é para sempre!

Evangelho: Jo 6,52-59

52 Começaram, então, os judeus a discutir entre si: “Como é que ele nos pode dar de comer sua carne?”. 53 Jesus insistiu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes seu sangue, não tereis a vida em vós. 54 Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele. 57 Como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo para ele, assim quem come a minha carne viverá para mim. 58 Este é o pão descido do céu. Não é igual ao que comeram vossos pais e apesar disso morreram. Quem come deste pão vive para sempre”. 59 Disse isto, ensinando na Sinagoga de Cafarnaum.