FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Sábado, 06 de Maio, 3ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 9,31-42

Naqueles dias: 31 A Igreja vivia em paz, em toda a Judeia, Galileia e Samaria; ela se edificava e caminhava no temor do Senhor. E crescia, graças ao apoio do Espírito Santo. 32 Pedro, que viajava por toda a parte, foi certo dia visitar também os santos que moravam em Lida. 33 Lá encontrou um homem chamado Eneias, que havia oito anos estava de cama: era paralítico. 34 Pedro lhe disse: “Eneias, Jesus Cristo te dá a saúde. Levanta-te e arruma tu mesmo a tua cama”. E ele se levantou no mesmo instante. 35 Todos os habitantes de Lida e da planície de Saron viram isto e se converteram ao Senhor.

36 Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que se traduz por “Gazela”. Praticava muitas boas ações e era generosa nas esmolas que fazia. 37 Ora, aconteceu que naqueles dias ficou doente e veio a falecer. Então lavaram o corpo e o colocaram no andar superior. 38 Como Lida estava perto de Jope, os discípulos ouviram falar que Pedro se encontrava lá. Mandaram dois homens chamá-lo com estas palavras: “Não demores em vir até nós”. 39 Pedro partiu imediatamente com eles. Logo que chegou, conduziram-no ao andar superior. E todas as viúvas se aproximaram dele. Elas choravam e lhe mostravam os vestidos e outras roupas que Tabita fazia quando estava com elas. 40 Pedro mandou que todo mundo saísse de lá, ajoelhou-se e rezou. Depois voltou-se para o cadáver e disse: “Tabita, levanta-te”. Ela abriu os olhos e fixando-os em Pedro, sentou-se no leito. 41 Pedro estendeu a mão para ela e a ajudou a levantar-se. Depois, chamou os santos e as viúvas e a apresentou viva! 42 A notícia correu por toda Jope e muitos acreditaram no Senhor. 43 Pedro ficou muito tempo em Jope, na casa de um curtidor de couros chamado Simão.

Salmo: Sl 115, 12-13. 14-15. 16-17 (R. 12)

R. Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

2 Na minha confusão eu exclamei: “Mentira é todo homem!”. 3 Como agradecerei ao meu Senhor tudo o que fez por mim?4 Por minha salvação elevo o cálice, invocando o seu nome! 5 Pago minhas promessas ao Senhor diante de todo o povo.6 Quão preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus santos! 7 Teu servo sou, de tua escrava filho;

quebraste os meus grilhões!

Evangelho: Jo 6,60-69

Naquele tempo: 60 Muitos dos seus discípulos disseram, depois de o ouvirem: “É dura esta linguagem! Quem a pode ouvir?”. 61 Percebendo que seus discípulos murmuravam a este respeito, Jesus lhes disse: “Isto vos escandaliza? 62 Então, o que será quando virdes o Filho do homem subindo para o lugar onde estava antes… 63 O espírito é que dá vida; a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. 64 Contudo alguns de vós não creem”. Já desde o começo Jesus sabia quais os que não acreditavam e quem havia de entregá-lo. 65 E acrescentou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim se isto não lhe for concedido pelo Pai”. 66 Desde então, muitos discípulos o abandonaram e não mais o seguiam. 67 Jesus perguntou, então, aos Doze: “Vós também não quereis ir embora?”. 68 Simão Pedro respondeu: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. 69 E nós acreditamos e conhecemos que és o Santo de Deus”.