PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

2ª-feira, 08 de Maio, 4ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 11,1-18

Naqueles dias:1 Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judeia souberam que também os não judeus tinham recebido a palavra de Deus. 2 Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica o atacaram, 3 dizendo: “Entraste na casa de pessoas não circuncidadas e comeste à mesa com eles”. 4 Pedro começou a lhes explicar tudo, segundo a ordem dos acontecimentos, dizendo: 5 “Eu rezava na cidade de Jope, quando, em êxtase, tive uma visão. Era um objeto parecido com uma grande toalha, que descia do céu, amarrada pelas quatro pontas.

E vinha até perto de mim. 6 Olhando e reparando na aparição, vi dentro dela os quadrúpedes da terra, os animais selvagens, os répteis e as aves do céu. 7 Também ouvi uma voz que me dizia: ‘Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8 Mas eu disse: ‘De jeito nenhum, Senhor, porque nunca entrou em minha boca nada de profano ou impuro’. 9 Então se ouviu, pela segunda vez, a voz do céu: ‘O que Deus purificou, tu não deves considerar como impuro’. 10 Isto aconteceu três vezes, e depois tudo foi de novo recolhido para o céu. 11 Eis que, naquele mesmo instante, três homens, enviados de Cesareia à minha procura, pararam diante da casa em que estávamos. 12 O Espírito me disse que os acompanhasse sem medo. Estes seis irmãos foram comigo e assim entramos na casa de Cornélio. 13 Ele nos contou como tinha visto um anjo se apresentar em sua casa dizendo: ‘Manda alguém a Jope para trazer a Simão Pedro. 14 Ele falará dos acontecimentos que hão de trazer a salvação para ti e para toda a família’. 15 Ora bem, apenas comecei a falar, desceu o Espírito Santo sobre eles da mesma forma que sobre nós, no princípio. 16 Foi então que me lembrei da declaração do Senhor, quando disse: ‘É verdade que João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’. 17 Portanto, se Deus deu a eles o mesmo dom que a nós, por termos abraçado a fé no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para impedir a ação de Deus?”. 18 Ouvindo isso, ficaram tranquilos e glorificaram a Deus, dizendo: “Eis que Deus concedeu também aos pagãos a conversão que leva para a vida!”.

Salmo: Sl 41, 2-3; 42, 3.4 (R. Cf. Sl 41, 3a)

R. A minh'alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.

2 Anseia a corça por água viva, assim minh’alma por ti, meu Deus. 3 Ela tem sede de ti, Deus vivo; quando verei a tua face?

42,3 Tua luz manda-me, tua verdade: guiem-me ao templo, teu monte santo! 4 E então irei ao teu altar, Deus do meu júbilo, minha alegria. Dar-te-ei graças, ao som da cítara, a ti, meu Deus, a ti, Senhor.

Evangelho: Jo 10,11-18

Naquele tempo, disse Jesus:11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor nem dono das ovelhas, quando vê o lobo se aproximar, abandona as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e as dispersa. 13 E isto porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem, 15 como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a vida pelas minhas ovelhas. 16 Tenho ainda outras ovelhas, mas não estão neste cercado, é preciso trazê-las também. Elas ouvirão minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. 17 Se o pai me ama é porque dou minha vida para retomá-la de novo. 18 Ninguém tira a vida de mim; mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho poder de entregá-la e poder de a reto mar. Este é o mandamento que recebi de meu Pai”.