FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 09 de Maio, 4ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 11,19-26

Naqueles dias: 19 Aqueles que se dispersaram depois da perseguição que se tinha levantado por causa de Estêvão, chegaram até a Fenícia, Chipre e a cidade de Antioquia. Anunciavam a Palavra só aos judeus. 20 Mas havia entre eles alguns oriundos de Chipre e Cirene que, chegando a Antioquia, se dirigiam também aos fiéis de origem grega, anunciando-lhes a Boa-Nova do Senhor Jesus. 21 O poder do Senhor os ajudava, tanto assim que foi grande o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor.

22 Ora, chegaram informações sobre eles à Igreja de Jerusalém; e Barnabé foi enviado a Antioquia. 23 Lá chegando, ele notou o influxo da graça de Deus, ficou muito contente e animava a todos para se conservarem, com firme propósito, fiéis ao Senhor, 24 pois ele era um homem de bem, cheio do Espírito Santo e de fé. Assim é que um número considerável de pessoas aderiu ao Senhor. 25 Em seguida, Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26 Encontrando-o, levou-o para Antioquia. E durante um ano inteiro estiveram trabalhando juntos nessa Igreja, instruindo numerosa multidão. Foi em Antioquia que os discípulos de Jesus, pela primeira vez, foram chamados “cristãos”.

Salmo: Sl 86, 1-3. 4-5. 6-7 (R. Sl 116, 1a)

R. Louvai ao Senhor, todos os povos.

1 Dos filhos de Coré, canto. O senhor ama a cidade que fundou no monte santo. 2 Ama as portas de Sião mais que todas de Jacó. 3 De ti, ó cidade dele, Deus diz coisas gloriosas;

4 “Conto Egito e Babilônia entre aqueles que me servem! Filisteia, Tiro, Etiópia? Um ou outro ali nasceu.” 5 De Sião, porém, é dito: “Eis a mãe de todo homem!”.

6 O altíssimo o confirma, as nações recenseando: “Foi ali que estes nasceram!”. 7 Cantarão todos por isso, exultando em suas danças: “Eis em ti as nossas fontes!”.

Evangelho: Jo 10,22-30

22 Em Jerusalém celebrava-se a Festa da Dedicação. Era inverno. 23 Jesus caminhava no Templo, sob o pórtico de Salomão. 24 Os judeus o rodearam, perguntando: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se és o Messias, declara com franqueza!”. 25 Jesus respondeu: “Eu vo-lo disse e não me credes. As obras que faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim. 26 Mas vós não credes, porque não sois minhas ovelhas. 27 Minhas ovelhas conhecem minha voz, eu também as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna: por isso nunca morrerão e ninguém as arrebatará de minha mão. 29 O que o Pai me deu é maior do que tudo e ninguém pode arrancá-lo da sua mão. 30 Eu e o Pai somos um”.