FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

5ª-feira, 11 de Maio, 4ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 13,13-25

13 Embarcando em Pafos, a caravana de Paulo chegou a Perge, na Panfília. Mas ali. João separou-se deles para voltar a Jerusalém. 14 Os outros, entretanto, foram além de Perge e chegaram a Antioquia da Pisídia. Num sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. 15 Acabada a leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram lhes dizer: “Irmãos, se tendes alguma palavra para exortar o povo, podeis falar”. 16 Então Paulo se levantou, fez sinal com a mão e disse: “Homens de Israel e todos os que temeis a Deus, escutai! 17 O Deus deste povo de Israel escolheu nossos pais e multiplicou o povo, enquanto habitava no Egito. Depois, os tirou de lá com grande poder. 18 Por quarenta anos mais ou menos, alimentou-os no deserto.

19 Em seguida, na terra de Canaã, exterminou sete povos; cujos domínios lhes deu em herança, 20 depois de uns quatrocentos e cinquenta anos. Então lhes deu Juízes, até o tempo do profeta Samuel. 21 Em seguida, pediram um rei e Deus lhes deu Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou quarenta anos. 22 Depois de o ter rejeitado, o Senhor fez surgir Davi como rei. Dele é que deu este testemunho: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que cumprirá integralmente a minha vontade. 23 Foi de sua descendência que Deus fez sair Jesus, o Salvador de Israel, conforme a sua promessa. 24 Precedendo sua vinda, João tinha proclamado a todo o povo de Israel a mensagem do batismo de conversão. 25 Quando João estava para encerrar a sua missão, declarou: ‘Quem pensais que eu seja? Eu não sou esse tal. Mas depois de mim virá aquele a quem não sou digno de desamarrar as correias das sandálias’.

Salmo: Sl 88, 2-3. 21-22. 25.27 (R. Cf. 2a)

R. Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

2 Senhor, cantarei sempre a tua graça, direi às gerações quanto és fiel; 3 a tua graça é firme como a terra; tua fidelidade, como o céu.

21 eu encontrei Davi, meu servidor, ungi-o com o meu óleo consagrado; 22 para que minha mão fosse com ele, e sempre fosse forte por meu braço.

25 Com ele a minha graça e lealdade, por mim se exaltará o seu poder.

27 A mim ele dirá: ‘Tu és meu Pai, meu Deus e meu rochedo salvador!’.

Evangelho: Jo 13,16-20

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse:

16 Eu vos afirmo e esta é a verdade: não é o servidor maior que seu patrão, nem o enviado maior que aquele que o envia. 17 Já que sabeis disto, sereis felizes se o praticardes. 18 Não o digo de todos vós, conheço aqueles que escolhi; mas é preciso que se cumpra a Escritura: Aquele que come meu pão levantou contra mim seu calcanhar! 19 Desde já, antes que aconteça, eu vos digo, para que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20 Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem receber aquele que eu envio, estará também me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.