FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

2ª-feira, 15 de Maio, 5ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 14,5-18

Naqueles dias, em Icônio:5 Pagãos e judeus, com seus chefes, tentaram apelar para a violência e apedrejá-los. 6 Conscientes da situação, eles foram se refugiar nas cidades da Licaônia, Listra, Derbe e seus arredores. 7 E ali também ficaram anunciando o Evangelho. 8 Havia em Listra um homem que sempre estava sentado, porque era aleijado das pernas. Coxo de nascença, nunca tinha sido capaz de dar um passo. 9 Ele ouvia Paulo falar. Este olhou bem firme para ele e percebeu que tinha a fé necessária para ser curado. 10 Então disse com voz forte: “Levanta-te, fica bem de pé!”.

Ele deu um salto e começou a caminhar. 11 O povo, vendo o que Paulo acabava de fazer, levantou a voz, dizendo em língua licaônica: “Os deuses desceram para junto de nós em forma humana!”. 12 Deu a Barnabé o nome de Zeus e a Paulo o de Hermes, pois era este quem tinha a iniciativa da palavra. 13 E já o sacerdote do Templo de Zeus, fora dos muros, mandou levar às portas da cidade touros e grinaldas, pois, de acordo com a multidão, queria lhes oferecer um sacrifício. 14 Percebendo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram suas roupas, saltaram para o meio da multidão e gritaram: 15 “Amigos, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós; a boa-nova que vos anunciamos é que deveis abandonar esses falsos deuses e voltar-vos para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles. 16 Nos tempos passados, ele permitiu que os povos seguissem seus próprios caminhos;mas 17 não deixou de manifestar quem ele é por meio de seus benefícios. Pois ele vos mandava as chuvas do céu e as colheitas abundantes na época própria, garantindo o vosso alimento e enchendo de alegria os vossos corações”. 18 Foi a muito custo que conseguiram, com essas palavras, evitar que o povo oferecesse um sacrifício para eles.

Salmo: Sl 113 B, 1-2. 3-4. 15-16 (R. 1)

R. Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

1 Não a nós, ó Senhor, glória ao teu nome, pela tua verdade e o teu amor! 2 Não zombem as nações: “Onde o seu Deus?”.

3 Está no céu e faz o que lhe apraz! 4 Os deuses das nações são ouro e prata, ídolos fabricados pelos homens.

15 abençoe-vos quem fez o céu e a terra! 16 O céu é do Senhor, porém a terra, foi aos filhos dos homens que a entregou.

Evangelho: Jo 14,21-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21 Quem recebe os meus mandamentos e os observa, esse me ama; e o que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me mostrarei a ele”. 22 Judas, não o Iscariotes, disse: “Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?”. Jesus respondeu: 23 “Se alguém me ama, guardará minha palavra, meu Pai o amará, nós viremos a ele e nele estabeleceremos nossa morada. 24 Quem não me ama não cumpre minhas palavras. Estais ouvindo não minha palavra, mas a do Pai que me enviou. 25 Eu vos tenho dito estas coisas enquanto permaneço convosco. 26 Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai vos enviará em meu nome ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar o que eu vos disse.