FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

FACILITADOR (A)
Aldair Dantas

TEMA Decretos: Optatam Totius, Apostolicam Actuositatem e Inter Merifica.
(Ações do Apostolado)

3ª-feira, 16 de Maio, 5ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 14,19-28

Naqueles dias:19 apareceram alguns judeus de Antioquia e Icônio, que conseguiram atrair o povo para seu lado. Apedrejaram então a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto. 20 Mas, quando os discípulos se juntaram ao seu redor, ele se levantou e voltou para a cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe. 21 Depois de terem anunciado o Evangelho àquela cidade, conseguindo muitos discípulos, voltaram a Listra, Icônio e Antioquia.

22 Confortavam os ânimos dos discípulos e os exortavam a se manterem firmes na fé, dizendo: “Precisamos passar por muitos sofrimentos para podermos entrar no Reino de Deus”. 23 Em cada Igreja eles constituíam presbíteros, impondo-lhes as mãos, faziam preces e jejuns, recomendando-os ao Senhor, em quem tinham acreditado. 24 Atravessaram a Pisídia e chegaram à Panfília. 25 Anunciaram a palavra em Perge, depois desceram a Atália. 26 De lá navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a missão que acabavam de cumprir. 27 Ao chegarem, eles reuniram a Igreja e contaram tudo o que Deus tinha feito com eles, e sobretudo como tinham aberto a porta da fé aos pagãos. 28 Depois, ficaram longo tempo com os discípulos.

Salmo: Sl 144, 10-11. 12-13ab. 21 (R. Cf. 12a)

R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.

12 Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino. 13 Pois o teu reino é um reino para sempre, todas as gerações são teu domínio.

Evangelho: Jo 14,27-31a

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:27 Eu vos deixo a paz; dou-vos minha paz. Eu vo-la dou, não como a dá o mundo. Não se perturbe, nem desfaleça o vosso coração. 28 Ouvistes o que eu vos disse: vou e volto a vós. Se me amásseis, vos alegraríeis de que eu vá ao Pai, porque o Pai é maior do que eu. 29 Digo isto agora, antes que aconteça, para que acrediteis, quando acontecer. 30 Já não falarei mais convosco, porque está para chegar o príncipe deste mundo. Ele não pode nada contra mim; 31 mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou.