FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

4ª-feira, 17 de Maio, 5ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 15,1-6

Naqueles dias:1 Alguns indivíduos que tinham chegado da Judeia começaram a ensinar aos irmãos o seguinte: “Se vós não receberdes a circuncisão, conforme a lei de Moisés, não podereis ser salvos”. 2 Paulo e Barnabé protestaram, travando uma discussão muito forte com eles. Por isso ficou resolvido que Paulo e Barnabé, acompanhados de alguns deles, iriam a Jerusalém para tratar da questão com os apóstolos e os presbíteros.

3 Assim, mandados com recomendações pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, relatando a conversão dos pagãos e causando imensa alegria entre todos os irmãos. 4 Chegando a Jerusalém, foram acolhidos pela Igreja, os apóstolos e os presbíteros. Relataram, então, tudo o que Deus tinha feito com eles. 5 Contudo, algumas pessoas do grupo dos fariseus, que tinham abraçado a fé, intervieram para sustentar que era preciso circuncidar os pagãos e mandar que seguissem a lei de Moisés. 6 Então os apóstolos e os anciãos se reuniram para examinar essa questão.

Salmo: Sl 121, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. Cf. 1)

R. Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor!

1 Quanta alegria quando ouvi: “Nós vamos à Casa do Senhor!”. 2 E eis os nossos pés, Jerusalém, chegando às tuas portas.

3 Jerusalém, cidade edificada como um único corpo!

4 Em cuja direção sobem as tribos, as tribos do Senhor.

4b Para louvar o nome do Senhor, tarefa de Israel. 5 Lugar onde se encontram os tribunais e a casa de Davi!

Evangelho: Jo 15,1-8

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1 Eu sou a videira autêntica e o meu Pai é o lavrador. 2 Ele cortará todo o ramo que não der fruto em mim, e podará todo o que der fruto, para que produza mais. 3 Vós já estais limpos por meio da palavra que vos tenho anunciado. 4 Permanecei em mim, como eu em vós. Como um ramo, se não permanecer na videira, não poderá dar fruto por si mesmo, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanece em mim, será lançado fora como o ramo e secará. Será como os ramos secos que são juntados, atirados ao fogo e queimados. 7 Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem também em vós, então, pedi o que quiserdes e vos será concedido. 8 Meu Pai é glorificado nisto: em que produzais muito fruto e vos comporteis como meus discípulos.