Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 22 de Maio, 6ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 16,11-15

11 Então, embarcamos em Trôade e seguimos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, chegamos a Neápolis. 12 De lá fomos para Filipos, cidade do primeiro distrito da Macedônia e colônia romana. Nesta cidade nos demoramos vários dias. 13 No sábado, saímos da cidade e fomos para perto do rio, onde pensávamos que houvesse um lugar de oração. Sentamos e começamos a falar às mulheres reunidas ali.

14 Ora, uma delas, chamada Lídia, vendedora de púrpura, natural da cidade de Tiatira e que já adorava a Deus, também nos escutava. Pois o Senhor abriu seu coração, para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. 15 Depois de receber o batismo com toda a família, fez nos o seguinte convite: “Se me julgais fiel ao Senhor, vinde morar em minha casa”. E insistiu vivamente conosco.

Salmo: Sl 149, 1-2. 3-4. 5.6a.9b (R.4a)

R. O Senhor ama seu povo, de verdade.

1Entoai ao Senhor cântico novo, na assembleia dos santos seu louvor. 2 Por seu autor alegre-se Israel, os filhos de Sião pelo seu rei.

3 Louvem em suas danças o seu nome, toquem tímpano e harpa em seu louvor 4 Na verdade o Senhor ama o seu povo, coroa com o triunfo os pequeninos.

5 Exultem os fiéis em sua glória, aclamem-no a caminho do seu templo.

6a Tragam nos lábios hinos de louvor.

9b Esta é a glória de todos os seus santos.

Evangelho: Jo 15,26 - 16,4a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26 Quando vier o Paráclito que eu enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27 E vós também dareis testemunho, porque desde o princípio estais comigo. 16, 1 Estou dizendo estas coisas para que não vos escandalizeis. 2 Eles vos expulsarão das sinagogas: e mais ainda, virá a hora quando quem vos matar julgará prestar culto a Deus. 3 Chegarão a isto por não terem conhecido nem ao Pai, nem a mim. 4a Mas eu vos digo isto para que, quando chegar a hora, vos lembreis.