FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 23 de Maio, 6ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 16,22-34;

Naqueles dias:22 A população se revoltou contra eles e os oficiais de justiça mandaram arrancar suas roupas para serem flagelados. 23 Depois de os cobrirem de ferimentos, os lançaram na cadeia, recomendando ao carcereiro que os guardasse com cuidado. 24 Atendendo à recomendação, ele os trancou na cela interior, amarrando os seus pés a um cepo. 25 Pela meia-noite, Paulo e Silas, estando a rezar, cantavam louvores a Deus. Os outros presos os escutavam. 26 De repente, deu-se um terremoto tão forte que abalou os alicerces da cadeia. Nesse instante as portas se abriram e se quebraram as algemas de todos os prisioneiros. 27 O carcereiro acordou e, vendo as portas da prisão escancaradas, julgou que os prisioneiros tivessem fugido; foi então que puxou da espada para se matar.

28 Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Estamos todos aqui”. 29 O carcereiro mandou buscar tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu de joelhos aos pés de Paulo e de Silas. 30 Depois, conduziu os dois para fora e disse: “Senhores, que devo fazer para me salvar?”. 31 “Acredita no Senhor Jesus — responderam — e te salvarás com toda a tua família”. 32 E anunciaram a palavra do Senhor a ele e a todas as pessoas de sua casa. 33 O carcereiro começou a cuidar deles, naquela mesma hora da noite e a lavar as suas feridas. Logo depois, recebeu o batismo com todos os seus. 34 Então subiu com os dois para sua casa, preparou-lhes a mesa e celebrou uma festa de família por haver crido em Deus.

Salmo: Sl 137, 1-2a. 2bc-3. 7c-8 (R. 7c);

R. Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

1 Senhor, de coração eu te agradeço, atendeste às palavras do meu lábio, quero cantar-te em face dos teus anjos. 2a Ante o teu templo santo eu me prosterno:

2bc És clemente e fiel, louvo o teu nome, tua promessa e nome engrandeceste. 3 Tu me atendeste quando eu te invoquei, aumentaste o vigor da minha alma.

7c Salva-me, Senhor, a tua destra. 8 Leva a termo o trabalho começado! Senhor, tua bondade é para sempre, obra de tuas mãos, não me abandones.

Evangelho: Jo 16,5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5 Mas agora, volto para aquele que me enviou e ninguém de vós pergunta: ‘Aonde vais?’. 6 Entretanto, porque vos disse isto, vosso corações se encheram de tristeza. 7 No entanto, eu vos digo a verdade: convém a vós que eu vá; se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se eu for, eu o enviarei a vós. 8 E ele, quando vier, convencerá a gente do mundo de que se engana a respeito do pecado, do que é justo e do julgamento: 9 Estão enganados a respeito do pecado, porque não creram em mim; 10 a respeito do que é justo, porque vou para o Pai e não me vereis mais; 11 e a respeito do julgamento por que o príncipe deste mundo já está julgado.