Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 24 de Maio, 6ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 17,15.22 - 18,1

Naqueles dias: 15 Os acompanhantes de Paulo o conduziram até Atenas. Depois voltaram de lá, trazendo a Silas e Timóteo o recado para que fossem encontrá-lo quanto antes. 22 Então Paulo, de pé no meio do Areópago, disse: “Atenienses, tudo indica que sois de uma religiosidade sem igual. 23 Passando por aí, mais de uma vez eu contemplava vossos monumentos sagrados. Encontrei inclusive um altar com a inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois bem! Justamente aqui estou para vos anunciar este Deus que adorais sem o conhecer.

24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, e que é o Senhor do céu e da terra, não mora em templos construídos por mãos humanas. 25 E nem se deixa servir por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa, porque é ele quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. 26 Ele criou todas as nações humanas a partir de um só indivíduo, para povoar toda a face da terra, determinando as etapas da sua história e os limites de seus territórios. 27 Fez assim para que os homens procurassem a Deus e, como que tateando, pudessem encontrá-lo, porque não está longe de cada um de nós. 28 Pois nele vivemos, nos movemos e existimos. Aliás, alguns de vossos poetas o disseram: Somos também de sua raça. 29 Se somos de raça divina, não devemos pensar que a divindade seja alguma coisa parecida com ouro, prata, pedra, expressão de arte e imaginação humana. 30 Ora, fechando os olhos sobre os tempos da ignorância, Deus faz saber agora a todos os homens que, por toda parte, devem mudar de vida. 31 Isto porque ele marcou um dia em que julgará o universo com justiça, por meio do homem que destinou para isso, dando como garantia o fato de tê-lo ressuscitado dentre os mortos”. 32 Ouvindo falar de ressurreição dos mortos, alguns começaram a zombar. Outros disseram: “Noutra ocasião te ouviremos a respeito disso”. 33 Paulo então saiu do meio deles. 34 Alguns homens contudo aderiram a ele e abraçaram a fé. Entre eles achavam-se Dionísio, o Areopagita, uma mulher de nome Damaris e mais alguns outros. 18,1 Depois disso, Paulo partiu de Atenas e foi para Corinto.

Salmo: Sl 148, 1-2. 11-12ab. 12c-14a. 14bcd

R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

1 Nos céus louvai o Senhor, louvai a Deus nas alturas. 2 Louvai-o, seus anjos todos; louvai-o, exército angélico.11 Ó reis e povos da terra, juízes, príncipes todos! 12 E vós, ó jovens e virgens, ó anciãos e crianças!

13 Do Senhor louvem o nome, pois só seu nome é excelso. E ao céu e à terra ultrapassa a majestade divina.

14 Este hino, este aleluia, a todo o povo fiel, às gerações de Israel, aos que estão perto de Deus.

Evangelho: Jo 16,12-15

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12 Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não podeis compreender agora. 13 Quando ele, o Espírito da verdade, vier, vos conduzirá à verdade completa. Pois não há de falar por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. 15 Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu vos disse que ele receberá do que é meu, para vos anunciar.