Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 28 de Maio, Ascenção do Senhor

Primeira Leitura:  At 1,1-11

A promessa do Espírito Santo. 1 No meu primeiro livro, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo 2 até o dia em que foi elevado para o céu depois de dar, pela força do Espírito Santo, suas instruções aos apóstolos que ele mesmo tinha escolhido. 3 Após sua paixão, ele lhes mostrou, com muitas provas, que estava vivo, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando lhes do Reino de Deus.

4 Durante a refeição lhes recomendou que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem até o cumprimento da promessa do Pai, “que ouvistes, disse ele, da minha boca: 5 Porque João batizava com água; vós, porém, sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias”. 6 Enquanto estavam reunidos, eles perguntavam: “Senhor, é agora que pretendes restabelecer o reino em favor de Israel?”. 7 Mas ele respondeu: “Não vos compete conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade. 8 Mas recebereis um poder quando o Espírito Santo descer sobre vós. Então, sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra”. 9 Dito isto, elevou-se ante seus olhos e veio uma nuvem que o escondeu da vista deles. 10 Estavam olhando para o céu enquanto ele subia e eis que apareceram dois homens vestidos de branco. 11 Eles disseram: “Homens da Galileia, por que estais olhando para o céu? Este Jesus, que foi levado do meio de vós para o céu, voltará do mesmo modo que o vistes subir”.

Salmo: Sl 46,2-3.6-7.8-9 (R.6)

R. Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

2 Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com júbilo;

3 pois o Altíssimo é terrível, grande rei por toda a terra.

6 Deus subiu por entre vivas, em seu trono está sentado.

7 Tocai para Deus, tocai; tocai para o Rei, tocai!

8 Deus é o rei de toda a terra: vossos hinos o proclamem! 9 Das nações Deus é o rei, em seu trono está sentado.

Segunda Leitura: Ef 1,17-23

Irmãos:17 Que o Deus de nosso Senhor, Jesus Cristo, Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e revelação, para que o conheçais mais profundamente! 18 Que ele ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais qual a esperança que nos veio pelo seu chamado, e quais as riquezas da gloriosa herança reservada aos santos, 19 e qual a extraordinária grandeza do seu poder em relação a nós que temos fé. É a força do seu poder soberano, 20 que ele manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo com que sentasse à sua direita, nos céus, 21 acima de todo Principado, Poder, Virtude, Dominação e acima de toda e qualquer outra dignidade que possa existir neste mundo ou no mundo que há de vir. 22 Ele pôs todas as coisas debaixo de seus pés e o fez, acima de tudo, Cabeça da Igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que preenche todos os seus membros com todos os seus dons.

Evangelho: Mt 28,16-20

Naquele tempo:16 Quanto aos onze discípulos, dirigiram-se para a Galileia, até o monte que Jesus lhes havia indicado. 17 Logo que o viram, prostraram- se por terra. Mas alguns duvidaram. 18 Jesus então se aproximou e lhes disse: “Todo o poder me foi dado no céu e na terra. 19 Ide, então, fazei de todos os povos discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando os a guardarem tudo o que vos mandei. Eis que vou ficar convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.