FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

5ª-feira, 01 de Junho, 7ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 22,30; 23,6-11

30 No dia seguinte, querendo saber a verdade sobre as acusações dos judeus, fez desamarrar Paulo e convocou os sacerdotes-chefes e todo o Conselho. Em seguida fez Paulo descer e o levou à presença deles. 6 Notando Paulo que uma parte do Conselho era constituída de fariseus e outra de saduceus, exclamou: “Irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus! Estou sendo julgado por causa da esperança na ressurreição dos mortos”. 7 Quando ele disse isto, surgiu uma acirrada discussão entre os fariseus e saduceus, e assim a multidão ficou dividida.

8 É que os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjos, nem espíritos, enquanto os fariseus admitem todas estas coisas. 9 Houve então uma enorme gritaria e alguns dos escribas partidários da seita dos fariseus se levantaram e declaravam energicamente: “Nada de mal encontramos neste homem. Quem sabe se não foi um espírito que lhe falou? Ou talvez um anjo?”. 10 O tumulto ia crescendo, e o comandante começou a recear que Paulo fosse linchado por eles. Ordenou aos soldados que descessem, tirassem-no do meio deles e o levassem para dentro da fortaleza. 11 Na noite seguinte, o Senhor apareceu a Paulo e lhe disse: “Coragem! Assim como deste testemunho de mim em Jerusalém, também serás minha testemunha em Roma”.

Salmo: Sl 15, 1-2a.5. 7-8. 9-10. 11 (R.1)

R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

1 Guarda-me, ó Deus, em ti busco refúgio. 2 Disse ao Senhor: “És tu o meu Senhor; não tenho outra alegria além de ti!”.

5 Porção da minha herança e do meu cálice, és tu, Senhor, que guardas meu quinhão.

7 Bendigo a Deus porque ele me inspirou, fala-me o coração mesmo de noite. 8 Ponho sempre o Senhor diante dos olhos; não posso resvalar; se o tenho ao lado.

9 Meu coração se alegra e exulta a alma; repousará meu corpo em grande paz. 10 Não deixarás minh’alma entregue à morte, nem corromper-se o corpo do teu servo.

11 O caminho da vida tu me ensinas, viver junto de ti é pleno gozo, delícia eterna estar à tua destra!

Evangelho: Jo 17,20-26

Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu e disse: Pai Santo, 20 Não rogo somente por eles, mas também por todos aqueles que hão de crer em mim pela sua palavra. 21 Que todos sejam um! Meu Pai, que eles estejam em nós, assim como tu estás em mim e eu em ti. Que sejam um, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um: 23 eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e que os amaste como tu me amaste. 24 Pai, aqueles que me deste, quero que eles também estejam onde eu estiver, para que contemplem minha glória, aquela glória que me deste por me teres amado antes da criação do mundo. 25 Pai justo, o mundo não te conhece mas eu te conheço, e estes também sabem que tu me enviaste. 26 Fiz com que conhecessem teu Nome e os farei conhecê-lo ainda, para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu mesmo esteja também neles”.