Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 03 de Junho, 7ª Semana da Páscoa

Primeira Leitura: At 28,16-20.30-31

16 Quando chegamos a Roma, Paulo recebeu licença para morar em domicílio próprio com um soldado para o guardar. 17 Passados três dias, ele convidou os judeus mais importantes para um encontro; e a quantos estavam reunidos, ele falou o seguinte: “Irmãos, eu nada fiz contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos pais. No entanto, fui preso em Jerusalém e entregue ao poder dos romanos. 18 Terminado o interrogatório, estes quiseram me libertar, porque não acharam em mim nada que merecesse condenação à morte.

19 Mas, por causa da oposição dos judeus, fui obrigado a apelar para César, sem querer, porém, acusar em nada meus compatriotas. 20 Por isso, também pedi para vos ver e dialogar convosco; pois é por causa da esperança de Israel que carrego estas algemas”. 30 Por dois anos inteiros Paulo permaneceu naquele domicílio à sua própria custa. Recebia ali a todos que o procuravam. 31 E proclamava o Reino de Deus, e ensinava com toda franqueza e liberdade tudo que se referia ao Senhor Jesus Cristo.

Salmo: Sl 10, 4. 5.7 (R. Cf. 7b)

R. Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

4 Está o Senhor no santuário, nos céus ele tem seu trono: penetrando os corações.

5 Vê o bom, vê o perverso, e em seu íntimo ele odeia o que ama a iniquidade.

7 Deus é justo e ama a justiça; os bons hão de ver-lhe a face.

Evangelho: Jo 21,20-25

20 Voltando-se, Pedro percebeu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, aquele que na ceia se tinha inclinado sobre o peito de Jesus e perguntado: “Senhor, quem é o traidor?”. 21 Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, e quanto a este?”. 22 Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me”. 23 Por isso, entre os irmãos divulgou-se o boato de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não afirmou que ele não morreria. Ele falou: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”. 24 Este é o discípulo que dá testemunho de tudo isso e que escreveu essas coisas. Nós sabemos que seu testemunho é verdadeiro. 25 Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seriam escritos.